Início Destaque Projeto visa a proteção às mulheres

Projeto visa a proteção às mulheres

Lançamento reuniu representantes de várias entidades no Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania

Autoridades e representantes de órgãos dedicados às mulheres participaram do ato (Foto: Guilherme Neuhaus)

Em ato realizado no Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (Cisp) de Santa Cruz do Sul, nessa sexta-feira, 5, ocorreu o lançamento do projeto Encontro Seguro, que tem a finalidade de garantir a segurança das mulheres em bares, restaurantes, casas de festa e similares, sejam eles públicos ou privados. Na solenidade, representantes de várias entidades que defendem a causa estiveram presentes.

Integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal, Nicole Weber (PTB), idealizadora da ação, agradeceu à prefeita Helena Hermany (Progressistas) pela sensibilidade em apoiar a iniciativa e encaminhar um projeto do Executivo para aprovação no Legislativo. “É uma honra poder implantar isso tendo uma prefeita mulher. É uma grande vitória para todas as mulheres”, afirmou a vereadora.

A diretora de Desenvolvimento Social da Prefeitura, Priscila Froemming, avaliou a iniciativa como positiva. “É mais uma ferramenta que a mulher dispõe para se sentir mais protegida”, definiu. A juíza da 1ª Vara Cível, Josiane Calefi Estivalet, exaltou a importância do projeto. “Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário novamente estão fazendo história com três mulheres que cuidam de outras mulheres. A gente faz uma boa política pública quando ouvimos as pessoas que estão sendo afetadas pelos problemas, que são individuais, mas que passam a ser problemas coletivos. É um privilégio participar deste momento”, frisou.

Helena Hermany ressaltou o engajamento de todas os órgãos que se dedicam aos cuidados com os direitos da mulher. “Com toda essa rede de proteção funcionando, vamos proporcionar mais segurança às mulheres do nosso município. Quando a gente se une para somar esforços, multiplicam-se os resultados”, declarou.

NA PRÁTICA

O projeto Encontro Seguro trata-se de um mecanismo de defesa que as mulheres podem utilizar quando estão em situação de perigo em locais públicos e privados, sejam eles casas de festa, bares, restaurantes, shoppings, supermercados e afins. Ao se sentirem ameaçadas, vão emitir um código, que poderá ser um item do cardápio ou uma palavra que seja compreendida pelos responsáveis como um pedido de ajuda, para que sejam tomadas providências.

Para aderir à iniciativa, os estabelecimentos deverão disponibilizar um selo de parceiro do Encontro Seguro na parte externa do prédio e cartazes no seu interior. Empreendimentos que quiserem aderir à proposta, podem baixar o cartaz no endereço eletrônico www.santacruz.rs.gov.br/conteudo/encontro-seguro, ou entrar em contato com o Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher pelo telefone (51) 3715 9305. A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Janaína Freitas, salienta que será realizada capacitação com os estabelecimentos que aderirem ao projeto.

MARIA DA PENHA

O ato de lançamento contou com a presença da porto-alegrense Bárbara Penna, vítima de tentativa de feminicídio em 2013. Na ocasião, ela foi espancada e teve o corpo incendiado. Após passar por mais de 200 cirurgias, hoje é ativista na causa das mulheres que sofrem violência doméstica. Neste domingo, 7, comemora-se os 16 anos da lei Maria da Penha e o governo federal lançou a campanha Agosto Lilás em alusão à data.