Início Geral Qualidade de vida: avaliações para a atividade de forma correta

Qualidade de vida: avaliações para a atividade de forma correta

Identificar as condições corporais e as possíveis limitações é essencial para elaborar um treinamento adequado

Na Academia Precor é feita análise com os dados de condicionamento físico

Ana Souza
[email protected]

Para os sedentários ou a quem passou um tempo sem fazer exercícios ou frequentará uma academia pela primeira vez, o primeiro passo é fazer uma avaliação funcional e antropométrica. Isso é essencial para identificar as condições em que o corpo se encontra e os exercícios adequados para as suas possíveis limitações. Esse encaminhamento é um dos primeiros realizados na Academia Precor.

Avaliação é essencial para a prática de exercícios


A antropometria utiliza as medidas corporais da pessoa. O importante é identificar a quantidade de gordura e saber em que situação está a composição corporal. “Devemos atender bem e avaliar o condicionamento físico para, posteriormente, montar um programa de acordo com os objetivos. Assim realmente podemos atender o que realmente precisam. Muitos praticam exercícios de forma inadequada. Na avaliação, utilizamos somente fatores científicos e pesquisadores importantes, como Cooper. Montamos o treino seja com mais exercícios aeróbicos ou mais funcionais. Há análise da gordura, massa óssea, massa muscular e resíduos”, explica o professor mestre Leandro Tibiriçá Burgos, proprietário da Precor.


Adeptos à musculação ou alguma modalidade de exercício físico também devem realizar avaliações físicas com frequência, sendo essa uma forma de monitorar a evolução. “É fundamental não só para iniciar uma atividade física, mas também para quem já pratica algum tipo de exercício. O processo poderá avaliar as condições da pessoa e assim evita-se colocar a saúde do praticante em risco. Um dos benefícios com o diagnóstico é mostrar as limitações físicas que irão garantir a personalização dos exercícios de acordo com o perfil de cada pessoa e o objetivo que se quer atingir, seja ganhar massa muscular, aumentar força ou perder gordura”, reforça Burgos.


A Precor tem mais de 30 anos de trajetória, sendo uma das academias pioneiras em Santa Cruz do Sul, e conta com profissionais habilitados pelo Conselho Regional de Educação Física. Localizada na Rua Gaspar Silveira Martins, 1.918, funciona de segunda a sexta-feira, das 6h45 às 11h30 e das 14 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3711-2664 ou e-mail [email protected]