Início Geral Queda nas temperaturas fomenta vendas no comércio

Queda nas temperaturas fomenta vendas no comércio

Expectativa é de igualar a comercialização registrada em 2019 e superar em 10% a do ano passado

Ricardo Gais
[email protected]

Semana iniciou com grande procura por roupas quentes – Foto Rolf Steinhaus

O intenso frio registrado nos últimos dias e que deve se estender para as próximas semanas está movimentando as vendas de produtos para se aquecer no inverno. Em Santa Cruz do Sul, a expectativa de entidades lojistas é boa e deve haver incremento na comercialização, sendo esperado vender de forma igual ou superior a 2019, antes da pandemia de Covid-19.

O atual cenário é visto com bons olhos pelo presidente do Sindilojas, Mauro Spode. Ele destaca que a antecedência das baixas temperaturas favorece para o maior consumo no setor varejista. “Temos perspectivas boas com esse frio que chegou mais cedo e que deve se prolongar até agosto. Esperamos vender a um patamar igual de 2019 e melhor que do ano passado”.

Ele também pontua que a vacinação contra a Covid-19 está fazendo com que os clientes retornem a circular no comércio e se sentirem mais seguros. “Continuamos a seguir todos os protocolos de prevenção e assim criamos essa boa expectativa de vendas”.

A avaliação positiva também é feita por Ricardo Bartz, presidente da CDL Santa Cruz. “A chegada do inverno aquece alguns setores da economia, em especial do nosso comércio, o setor de roupas, cobertores, calçados e também eletrodomésticos – artigos ligados ao frio. A procura pelos artigos já começou nas lojas e sempre se espera um aumento substancial”.

Em uma tradicional loja no Centro de Santa Cruz, o gerente Agenor Nichterwitz destaca que as vendas desta semana já são o dobro das registradas na semana passada, devido ao frio. “Estamos com uma venda muito boa e a procura é alta por produtos pesados, como casacos, jaquetas, ceroulas, pijamas, lãs e outros, tanto infantil como adulto”, revela.

Agenor conta que no ano passado o público do interior não vinha muito para a cidade, pois não havia aula e por causa da pandemia, mas neste ano os clientes já são maioria novamente. “Esperamos manter esse patamar de vendas até a primeira quinzena de julho”.

Conforme Bartz, a expectativa dos lojistas é melhorar as vendas em torno de 10% em relação ao ano anterior, levando em consideração que no ano passado o inverno não foi tão intenso e acabou sendo impactado pela fase inicial da pandemia. “Um fator que aumenta a expectativa de vendas é a liberação do 13º salário para os aposentados, cuja primeira parcela ocorreu no mês passado e agora virá o complemento. São recursos importantes que circulam no nosso Município e que vão incrementar ainda mais o ânimo da nossa economia”, enfatiza.

Este cenário positivo no comércio já é percebido desde o Dia dos Namorados, explica Mauro Spode, revelando que o setor já vem pontuando com as vendas. “O consumidor está procurando por preços mais baixos e custo benefício. Tudo leva a crer que teremos boas vendas, associadas às novas modalidades de pagamento, como o Pix, que ajuda e facilita tanto para o cliente como o comerciante, onde não envolve esse contato direto com o dinheiro”.