Início Geral Rio 2016: mais um passo rumo à Olimpíada

Rio 2016: mais um passo rumo à Olimpíada

No final da manhã desta terça-feira, 31, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes e a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Marla Hansen, assinaram junto com o pró-reitor de Planejamento da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), João Pedro Schimidt e o Termo de Compromisso que confirma a disponibilidade da infraestrutura e dos serviços da universidade durante o período de aclimatação dos atletas para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O ato foi acompanhado pelas equipes envolvidas no processo que levou Santa Cruz a figurar entre as entidades selecionadas.
A divulgação de que a Unisc estava entre os 172 centros de treinamento aptos a receber delegações internacionais, apontados pelo Comitê Organizador da Olimpíada Rio 2016, ocorreu no dia 24 de janeiro. A vistoria havia sido realizada em novembro de 2011. Entre os benefícios que o município já desfruta, está figurar no guia de locais de treinamento pré-jogos, que vai circular em cerca de 300 países e durante as Olimpíadas em Londres, este ano.
De acordo com Kelly Moraes, a parceria entre a Universidade e a Prefeitura, que uniram esforços para alcançar este objetivo, virá beneficiar a comunidade e a região. “Fico feliz em fazer parte desse momento. É uma conquista para a Unisc e para os santa-cruzenses”, disse a prefeita.
Para o pró-reitor de Planejamento, João Pedro Schmidt, a Universidade está atenta aos eventos esportivos que acontecerão no país desde 2002, tanto que oferece cursos de pós-graduação em parceria com o Sport Club Internacional, de Porto Alegre. “Em tempo hábil estamos qualificando profissionais, além dessa indicação mostrar Santa Cruz do Sul como um polo regional e a condição da Unisc como uma universidade regional”, salientou.
Já a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Marla Hansen, apresentou a retrospectiva das etapas vencidas até se chegar a assinatura do Termo de Compromisso e destacou a importância de não ter desistido. “O caminho foi árduo e longo. Tivemos que elaborar um dossiê com mais de 300 páginas. Pontos muito importantes levados em conta pelos avaliadores foram a acessibilidade e a sustentabilidade existentes na Unisc, rede hoteleira e hospitais”.
Agora, a Prefeitura e a Unisc aguardam o resultado da avaliação técnica feita no dia 19 de janeiro, para a Copa do Mundo de 2014.

Ataídes de Souza

Documento confirma que o município e a Unisc estão habilitados para receberem atletas em período de aclimatação, durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016