Início Geral Saiba os desafios que pessoas canhotas enfrentam no dia a dia

Saiba os desafios que pessoas canhotas enfrentam no dia a dia

Apesar de ser minoria na população, no dia 13 de agosto celebra-se o Dia Mundial do Canhoto

Luciana Mandler
[email protected]

Você sabia que que apenas 10% da população é canhota? Isso, mesmo. E por ser minoria, sofre muitas vezes com os desafios do dia a dia, seja em simples tarefas ou até mesmo nas mais complexas pelo fato de utilizar predominantemente a mão esquerda, quando 90% da população, ou seja, a maioria é destra, e tem utensílios e equipamentos destinados para seu uso.

Mas por que falar de pessoas canhotas? Ocorre que no dia 13 de agosto, essa sexta-feira, celebrou-se o Dia Mundial do Canhoto. A data surgiu no Reino Unido e foi criada com a intenção de conscientizar as pessoas sobre os desafios que um canhoto enfrenta por ser minoria.

Em muitas situações, os canhotos tiveram que se adaptar ao mundo dos destros. E falo por experiência própria. Na minha infância, inclusive, uma professora da pré-escola quis forçar-me a utilizar a tesoura com a mão direita, pois achava difícil me ensinar a recortar com a mão esquerda. No entanto, com apoio da família segui sendo canhota e aprendendo a utilizar alguns itens em casa mesmo, como tesoura, abridor de lata, dentre outros.

Apesar da maioria de objetos e utensílios serem fabricados para o uso de pessoas destras, os canhotos podem comemorar alguns avanços, como o surgimento de itens, instrumentos pensados exclusivamente para pessoas que utilizam a mãe esquerda, a exemplo: abridor de lata, tesouras, apontadores e mouse pad.

Mesmo aprendendo, tive e ainda tenho dificuldade em abrir uma lata com abridor para destro, entretanto, graças à evolução do mundo, hoje já existe abridor de lata para canhoto, e confesso: é uma maravilha. Adaptar-me ao mouse pad sempre posicionado do lado direito também não foi fácil, mas hoje posso dizer que prefiro ao invés de posicioná-lo do lado esquerdo. Esses são alguns dos exemplos do que um canhoto passa.

A seguir, você, leitor que é canhoto vai se identificar com algumas situações pelas quais já deve ter passado e os destros vão poder acompanhar curiosidades que talvez nem passasse por suas cabeças que ocorrem. Confira:

FALTA DE CLASSE PARA CANHOTO: Quem é canhoto e nunca passou pelo constrangimento de ter que sentar numa classe destinada para destro? Em alguns casos ocorre de não ter a classe com apoio para canhoto na sala ou ter apenas uma, e alguém pode ter que ficar sem e precisar se retorcer todo para escrever sem ter onde apoiar o braço. Quando prestei vestibular, na sala em que estava haviam três canhotos e apenas duas classes, mas logo que a terceira classe foi solicitada, imediatamente foi providenciada.

(Crédito: Divulgação)

TRABALHO EM DUPLA: Quem nunca bateu o cotovelo com o do colega destro ao fazer trabalho em dupla em que as classes eram unidas?

MÃO SUJA DE ENCOSTAR NO CADERNO: Qual o canhoto que não saiu no fim da aula com a lateral da mão pintada de lápis ou caneta por passar as mãos em cima do caderno conforme ia escrevendo?
Outro fato bem normal de ocorrer é de esbarrar a mão no espiral do caderno ou do fichário.

(Crédito: Divulgação)

TESOURA: Você que é canhoto também demorava mais tempo que os colegas quando a tarefa era fazer algum recorte? E ainda ficava com a mão doendo de forçar? Hoje, para a alegria dos canhotos existem tesouras e apontadores voltados para quem utiliza a mão esquerda.

(Crédito: Divulgação)

ABRIDOR DE LATA: Na vida adulta, o grande desafio dos canhotos é abrir uma lata com o utensílio destinado para destros. Algum corte no dedo é garantido e às vezes até na mão. Graças à evolução, hoje é possível encontrar abridor para canhoto.

AULA DE MÚSICA: Quando mais nova aprendi a tocar violão, porém, não foi nada fácil. Na época, virei-o de “cabeça pra baixo”. Hoje, as alternativas são: aprender com a mão direita mesmo ou trocar as cordas.