Início Editorial Saudades do futebol

Saudades do futebol

O futebol é um dos principais lazeres do brasileiro, e devido à pandemia, os gaúchos estão privados deste esporte tão popular. Em Santa Cruz do Sul, os torcedores de Grêmio, Inter, Avenida, Santa Cruz e das equipes amadoras sentem muita falta da emoção que o futebol proporciona. Enquanto as partidas e as disputas não retornam, uma opção é assistir jogos do passado, seja na televisão, seja na internet.

Parte da graça que o futebol do passado nos possibilita, é relembrar os grandes jogadores, aqueles que marcaram época. No Rio Grande do Sul, por exemplo, quem poderia formar a Seleção Gaúcha de todos os tempos? Vamos tentar, de forma sintetizada, realizar esse exercício de resgate histórico. Os critérios são simples: 1) escalar jogadores que jogaram em clubes do Rio Grande do Sul, mas não necessariamente tenham nascido em nosso estado. 2) dos jogadores nascidos no Rio Grande, valorizar não só os que se saíram bem em clubes gaúchos, mas também na Seleção Brasileira.

Esta é a nossa Seleção Gaúcha de todos os tempos: Taffarel (goleiro); Arce (lateral-direito), Figueroa (zagueiro), Airton (zagueiro) e Everaldo (lateral-esquerdo); Falcão (volante), Foguinho (meia) e Ronaldinho Gaúcho (meia/atacante); Renato Portaluppi (atacante), Fernandão (meia/atacante) e Tesourinha (atacante). Temos, nessa escalação, a presença de jogadores campeões mundiais pela Seleção Brasileira: Taffarel (1994), Everaldo (1970) e Ronaldinho Gaúcho (2002). Temos, também, campeões mundiais por Grêmio e Inter (Renato e Fernandão). A presença de jogadores estrangeiros: o paraguaio Arce e o chileno Figueroa. E outros jogadores clássicos: Airton (anos 50 e 60), Falcão (anos 70 e 80), Foguinho (anos 20, 30 e 40) e Tesourinha (anos 40 e 50).

Com exercícios semelhantes a este, a ideia é resgatar a história, o que pode valer para o futebol e para outras áreas do conhecimento. Leia (pode ser sobre todo tipo de assunto) e faça seu resgate. Preserve a memória da sua cidade, do seu estado, do país, do mundo.