Início Sem categoria Segurança no Trabalho é tema em Ciclo de Palestras

Segurança no Trabalho é tema em Ciclo de Palestras

Cristiano Silva
[email protected]

Rolf Steinhaus

Evento sobre segurança no trabalho contou com palestras lotadas no auditório da ACI

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), por meio do Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social (Contrab), em parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, trouxe ao município na tarde da última quarta-feira, 25 de setembro, o “Ciclo de Palestras sobre Ações Empresariais em Segurança e Saúde no Trabalho” (SST). Orientar as empresas, em especial no segmento industrial, na identificação de riscos e prevenção de acidentes, visando a articulação de ações nestas áreas foi o foco principal do encontro que teve a apresentação de quatro palestras.
O “Projeto NR12 no Sistema Fiergs” foi o tema abordado pelo engenheiro de Produção e Segurança no Trabalho, Giovane Motta de Castro. Especialista em adequação de máquinas conforme a NR12 (Norma Regulamentadora Nº 12), ele é conselheiro do Grupo de Estudos do Ambiente de Trabalho – Geat/Contrab e coordenador do Núcleode Segurança do Trabalho – NST/Senai.
O engenheiro Sérgio Ussan apresentou a palestra“O Cenário da Construção Civil”. Coordenador do Geat/Contrab, Ussan é integrante da Bancada dos Empregadores no Comitê Permanente Nacional  – CPN / discussão da NR18.  A economista da Fiergs e Conselheira do Contrab, Thais Niquito, trouxe informações sobre a Estatística Acidentária. A psicanalista e psicóloga do Trabalho da Saúde Ocupacional do SESI-RS,Graziela Alberici encerrou as palestras com o tema “Avaliações Psicossociais”.

Rolf Steinhaus

Giovane: “Duas linhas de trabalho: dar o suporte às empresas
e fazer com elas entendam a NR12 de uma maneira correta”.

Segundo o engenheiro de Produção e Segurança no Trabalho e especialista em adequação de máquinas conforme a NR12, Giovane Motta de Castro, essa demanda surgiu para a Fiergs no sentido de auxiliar as empresas a adequarem suas máquinas: “Foi desenvolvido duas linhas de trabalho nesse sentido. Uma que é dar o suporte e assessoria técnica nas médias e grandes empresas com análises de riscos de máquinas e equipamentos, e outra linha que é o projeto NR12 em fazer com que a empresa entenda e interprete de maneira correta a norma regulamentadora nº 12 de uma forma mais didática” revela Giovane.
Presente no evento, o diretor da Fiergs, Claudino João José Simon, falou sobre a importância do evento: “Esse Clico de Palestra é uma iniciativa da Fiergs, se deslocando para o interior com o apoio da ACI. Isso facilita as pessoas se atualizarem sobre assuntos tão polêmicos com a NR12 e é valido, pois beneficiam tanto os empresários quanto os empregados por que aumentando a segurança ocorre menos acidentes e todos saem ganhando” completa Claudino.

Rolf Steinhaus

Claudino: “Aumentando a segurança ocorre menos acidentes e todos saem ganhando”.