Início Geral Tarefa de gincana de Vera Cruz vai parar no Guinness Book

Tarefa de gincana de Vera Cruz vai parar no Guinness Book

A primeira tarefa da 23ª gincana de Vera Cruz foi parar no Livro dos Recordes, o Guinness Book. A certificação de maior Polonaise do mundo pertence ao município após 320 dançarinos, trajados a rigor, terem coreografado a dança alemã ao longo da Rua Claudio Manoel, no Centro. Realizado em 27 de maio, o desafio indicava que cada equipe apresentasse 26 casais, a soma representava a comemoração pelos 52 anos da cidade. A notícia chegou pelo Correio no dia 27 de dezembro e, sem aviso prévio, surpreendeu até mesmo os gincaneiros. O título pertencia a Londres, numa Polonaise com a participação de 300 bailarinos.
A comissão organizadora do maior evento cultural a artístico de Vera Cruz encaminhou a documentação necessária em 16 de agosto e, conforme o coordenador Juliano Pauli, muitos critérios precisaram ser respeitados. Foram enviadas à central do Guinness todas as fotografias e a filmagem da realização da prova, bem como o material divulgado em jornais impressos. Declarações de autoridades municipais, atestado de conhecedores da coreografia germânica e a listagem com o nome completo dos participantes, inclusive com cópia da documentação das pessoas, igualmente foram emitidas a fim de comprovar a credibilidade do recorde.
Para Pauli o reconhecimento eleva Vera Cruz para o mundo e, deste modo, aponta a grandeza do evento popular que ganha novos apreciadores a cada edição. “A cidade respira gincana durante todo o ano. Nos esmeramos para realizar um evento sério e na contrapartida cada equipe apresenta o seu melhor. Possuir um resultado de tamanha relevância espelha o esforço de todos. Os gincaneiros são os grandes protagonistas”, exalta. De quebra, ele confessa que havia boas expectativas quanto ao resultado, pois a comissão trabalhou nas minúcias em todo o processo.
O coordenador ainda esteve no gabinete da prefeita Rosane Petry (PP) para apresentar o certificado oficial ao Executivo e agradecer por todo o apoio. Rosane cumprimentou a cidade pela conquista e disse esta ser a melhor notícia de fim de ano que o município poderia receber. “Este reflexo reforça a união das pessoas e já cativa os participantes para o próximo ano. Não é à toa que somos a capital da Gincana. Enfrentamos os desafios de frente e, mais uma vez, os gincaneiros mostraram seu potencial”, disse a prefeita.

Josiléri Cidade/Jornal Arauto

Coreografia gigante foi apresenta na Rua Claudio Manoel

Josiléri Cidade/Jornal Arauto

A prefeita Rosane Petry com o certificado oficial do Guinness Book