Início Geral Torre Municipal de TV apresenta sinais de precariedade

Torre Municipal de TV apresenta sinais de precariedade


Estrutura da torre está deteriorada em razão de seu avançado grau de corrosão, causado pelas chuvas e demais mudanças climáticas (Divulgação)

Monique Rodrigues
[email protected]

A torre multicanal responsável pela transmissão de TV aberta para as residências de Santa Cruz do Sul está apresentando riscos de cair. Inaugurada há mais de 35 anos no bairro Monte Verde, há cerca de dois anos ela vem apresentando sérios problemas. A estrutura da torre está deteriorada em razão de seu avançado grau de corrosão, causado pelas chuvas e demais mudanças climáticas.

Incumbida de transmitir o sinal do SBT, Bandeirantes, Pampa, Rede Vida e Novo Tempo, a estrutura metálica está localizada na Rua Guatambú, próximo ao Parque da Cruz e, em 2019, foi avaliada por Engenheiros Civis responsáveis. No parecer do documento emitido após a análise, foi declarado o risco crítico do objeto, e foi solicitado uma restauração imediata ou até mesmo que desmontassem a estrutura.

Porém, antes disso, em 2018, quando técnicos responsáveis das emissoras já haviam percebido os problemas da torre, houve uma negociação com a Prefeitura. Com isso, representantes das emissoras solicitaram ao Executivo que cedesse o espaço para que uma nova torre fosse erguida. As emissoras se responsabilizariam pelo local, inclusive custos com energia elétrica e outros que fossem necessários, para que o sinal não fosse cortado. A transação não foi finalizada e o prazo para a retirada da torre e, consequentemente, do término do sinal está se esgotando.

Na busca por uma solução, representantes das emissoras estarão em Santa Cruz nos próximos dias para uma reunião com a Prefeitura. Eles esperam a autorização para dar início à construção da nova torre. A intenção é de que a comunidade não seja prejudicada e de que não fique sem o sinal de televisão, que informa e também leva entretenimento para as residências.

A reportagem fez contato com a Secretaria de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana, pasta responsável pela negociação, porém, até o fechamento desta edição, não houve retorno.