Início Colunas Coluna Focando no Esporte 16/09/2020

Coluna Focando no Esporte 16/09/2020

Júlio Melo

Notícia firme e correta

Sobre a volta do futebol e futsal em Santa Cruz. Conversei na semana passada com duas pessoas importantes e envolvidas nas áreas certas. Ou seja, esporte e saúde. Conversei com dois secretários, o de Saúde e o de Esportes. O José Osmar Ipê da Silva, secretário Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte é meu amigo de longos anos. Fui muito bem recebido por ele em sua Secretaria, o que também ocorreu quando eram o Clero e o Licério. Mas do Ipê eu senti uma firmeza maior, já que foi a quinta vez que estivemos naquele local com o mesmo assunto. O projeto Volte a Sonhar quer a liberação do Ginásio, localizado no Bairro Faxinal Menino Deus, para treinar imediatamente, já que a Copa Dallponte começa no início de outubro. Como amador, a equipe não necessariamente deveria cumprir os mesmos protocolos do profissional, pelo menos era o que se pensava. Depois de várias reuniões, a organização da Copa enviou todos os documentos pertinentes e pedidos pela Prefeitura. “Agora a documentação está correta. Vamos enviar ao Conselho Gestor e esperar uma resposta deles”, afirmou Ipê da Silva. Um imbróglio que se arrastou por um bom tempo e que agora deverá ter um final, o que esperamos que seja positivo. Até porque, o esporte precisa voltar.

Secretário amigo

Ipê secretário Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte

Já fazia um tempo que não via o meu amigo Ipê, pois todos seguimos caminhos diferentes em nossas vidas. Que bom ver que ele assumiu uma importante Secretaria em nossa cidade. E outra, a raça negra sendo valorizada neste governo. Parabéns ao prefeito por dar esta oportunidade ao Ipê de representar a nossa raça. O Ipê tem experiência e sabe lidar com as diversas situações e tem um bom curriculum também. Portanto, não é só por favor, e sim por sua competência para estar à frente da Secretaria. Ipê, que também é radialista como eu, tem tudo para fazer um bom trabalho, o que todos esperamos. Abraço e obrigado por me receber tão bem.

Entrevista com Giovani Alles

Giovani Alles é secretário Municipal de Saúde (Arquivo Prefeitura de Santa Cruz )

Confira a conversa que tive com o secretário de Saúde, Giovani Alles, na semana passada. Aliás, tenho que dizer em público, que o nobre secretário não fez marra alguma para atender este jornalista. Diferente de outros agentes públicos, que demoram demais para responder questões pertinentes a sua pasta. Parabéns, meu caro Giovane Alles.

Riovale – Com relação ao esporte. Para quando está prevista a liberação do esporte em Santa Cruz de forma amadora? Para ficar mais claro, aquele em que a comunidade pode alugar um horário nas quadras esportivas.
Giovani – Pelo regramento do Estado, essas atividades não estão permitidas, mesmo em bandeira amarela (a mais branda). Então, quando o Estado liberar essas práticas, a demanda será analisada pelo Gabinete de Emergência do Município. Situação essa que é muito similar à que está acontecendo em relação a volta às aulas. Enquanto estava proibida as aulas pelo Estado, o Município não tinha outra opção a não ser cumprir. Mas quando o Estado liberou, a demanda foi discutida no Gabinete Municipal e as aulas estão sendo liberadas de forma gradual. Quero deixar claro que o Município não tem autonomia para liberação das quadras.

Riovale – Mesmo amadores eles devem cumprir algum protocolo?
Giovani– As equipes devem cumprir o protocolo previsto.

Riovale – O Ginásio do Bairro Faxinal tem a administração da Prefeitura e existem duas equipes que deverão jogar o estadual da categoria. Quando o ginásio será aberto para a comunidade?

Giovani– O que as equipes precisam ver é se há condições de atender integralmente o que prevê a Nota Informativa nº 18/COE do Estado. Veja também que não poderá haver público.

E o Inter?

Ora, o Inter é o mesmo de todos os anos. Quando se espera que o time faça os três pontos, ele não faz. Tudo normal. Não mudou nada. Já são sete pontos jogados ao vento e que depois irão fazer uma falta danada. Flamengo, Palmeiras e o próprio Atlético Mineiro estão dando um certo alento ao Inter. Marcando passo ao mesmo tempo que o colorado. Volto a dizer, tem jogador no Inter que deveria estar no Juventude, Figueirense, Chapecoense, ou seja, que vá jogar a Série B ou C, mas não no Inter. Faz como o Valdívia, joga lá no Havaí. Futebol mediano deve jogar em time mediano. O futebol é isto. Não adianta querer inventar jogador mediano em time de Série A. Vamos ser sinceros um com o outro, o torcedor deve erguer as mãos para o céu e agradecer de poder desfrutar de uma liderança de Brasileiro com este timeco. Esta é a verdade e se for campeão, meu deus, foguetes por dois ou três meses seguidos. E tenho dito.

Baita campanha

O Juventude de Caxias do Sul faz uma grande campanha na Série B do Brasileiro. Com o ex-volante Pintado de técnico e com Renato Cajá no meio campo, o time está bem perto do G-4. Parabéns ao Juventude.