Início Geral Um batalhão mais próximo da comunidade

Um batalhão mais próximo da comunidade

Alyne Motta – [email protected]

Carioca de nascimento, mas com desejo de residir em Santa Cruz do Sul há vários anos. Casado com Andréa e pai de duas meninas, Karen e Bianca, o Tenente Coronel Álvaro Duarte de Oliveira Junior é o novo comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) Regimento Gomes Carneiro.
A troca de comando aconteceu em uma solenidade realizada na noite de quinta-feira, 08 de dezembro. O Tenente Coronel Duarte Junior deixou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), no Rio de Janeiro, na qual era instrutor, e assumiu o cargo do Coronel José Herculano Azambuja Junior.
A escolha por nosso município vem desde que cursava a academia. “Minha irmã morava em Venâncio Aires. Em 1988 passei por Santa Cruz do Sul, quando batizei meu afilhado, conheci a cidade e me apaixonei”, declara o comandante. Desde então passou a existir a vontade de servir aqui.
Porém nem tudo acontece como se deseja no exército, uma vez que a decisão vem de cima. Acabou indo para o 7º BIB, quando o mesmo ainda estava localizado em Santa Maria. Algum tempo depois o batalhão foi transferido para cá, e a vontade de vir para o município só aumentava.
“Este ano, quando novamente relacionei Santa Cruz do Sul como minha prioridade, fui presenteado e hoje estou realizado”, afirma Duarte Junior. “Mesmo com pouco tempo, minhas expectativas só tem se confirmado”, comenta o comandante, que havia recebido boas referências do município.
Com diversas passagens pelo Rio Grande do Sul, considera fundamental a qualidade de vida que é possível encontrar por aqui. “Consigo ficar muito mais tempo com minha família, pois tudo é perto, além de ter todas as opções de diversão que uma cidade grande oferece”, declara.

COMANDO
Satisfeito de forma dupla, pela cidade e pelo regimento que está a frente, Duarte Junior pretende manter integrado o batalhão com a comunidade santa-cruzense. “É fundamental a sociedade conhecer o quartel e saber o que se passa aqui dentro, por isso estamos sempre de portas abertas”, explica.
Segundo ele, por ser uma instituição militar, muitos tem pensamentos equivocados sobre o mesmo. “As pessoas que prestam o serviço militar passam um ano convivendo com a disciplina e, ao saírem, mais do que serem reservistas, tornam-se pessoas mais humanas”, avalia Duarte Junior.
O comandante ainda acrescente a valorização de pequenas ações. “A pressão existe em qualquer profissão e aqui não é diferente. Aqui cada um coloca em prova seus limites, passando a ter uma autoconfiança muito grande. Quando chega o momento de sair, cada um se conhece melhor”, acrescenta.
No que diz respeito a Banda do 7º BIB, Duarte Junior pretende manter o apoio. “É o nosso cartão de visitas, mostrando que o exército possui uma ligação muito forte com a comunidade em que está inserido. No que depender de mim, estaremos presentes sempre que possível”, declara.
Embora esteja assumindo agora, o comandante não estará muito tempo a frente dos seus subordinados, uma vez que no dia 06 de janeiro, a 1ª turma de soldados está se licenciando. “São 150 militares que se tornam reservistas de 1ª categoria, estando a disposição do país”, comenta Duarte Junior.
“Depois de um ano engajados, são pessoas que cumpriram a missão constitucional, que é garantir a soberania nacional”, afirma o comandante. Junto com o 7º, existem outros 3 quartéis de infantaria no país. “Tenho muito orgulho de possuir uma tropa de elevado padrão”, acrescenta.

CURRÍCULO
O Tenente Coronel Duarte Junior é oriundo do Colégio Militar de Brasília e incorporou às fileiras do Exército em 23 de fevereiro de 1987, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende. Em 24 de novembro de 1990 foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria.
É possuidor dos cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Altos Estudos Militares do Exército da Eceme. Possui ainda curso de motociclista militar, tático de blindados, análise, projeto e gerência de sistemas, mestrado em ciências militares e bases geo-históricas para formulação estratégica.
Durante sua vida militar foi instrutor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 7º BIB em Santa Maria, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Eceme. Na vida civil, é graduado bacharel em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
Em todo seu período militar já foi condecorado com a Medalha Militar de Prata, Medalha da Vitória, Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira, Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes e também com o Distintivo de Comando Prateado.

Alyne Motta

Duarte Junior: realização plena em comandar tropa de elevado padrão

Rolf Steinhaus

Tenente Coronel Duarte Junior assumiu o comando deixado pelo Coronel Herculano

Arquivo RJ

Novo comandante abre as portas do batalhão e pretende deixar o quartel mais próximo da comunidade