Início Religião Uma forte luz brilhará!

Uma forte luz brilhará!

No Evangelho de Mateus 4.16 o evangelista cita uma frase do profeta Isaías: “O povo que vive na escuridão verá uma forte luz e a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte”. Esta passagem bíblica, dentro do tempo de epifania, tem tudo a ver com a manifestação da luz de Deus que vem irradiar o mundo; o Deus que vai se mostrando aos poucos, vai se revelando em Jesus Cristo. Ou seja, essas palavras apontam para a nova realidade que tem seu início em Jesus Cristo. Mas essas palavras também nos mostram que, não somente para o povo de Israel, mas também para nós o encontro com Cristo é marcante.
A mensagem que Jesus traz é tão maravilhosa e ao mesmo tempo tão impactante que se dará de imediato na vida dos que a recebem um ponto de divisão: haverá um antes e um agora; um passado e um presente; ou como escreve o apóstolo Paulo: a velha criatura cede lugar a uma nova pessoa. Esse contraste é tal como o que acontece quando passamos de uma situação de escuridão para a uma realidade de luz. A mensagem de Jesus na vida das pessoas que escutam e aceitam suas palavras é comparada a mudança tal como a passagem da morte para a vida.
Sim! Sabemos da nossa condição de pecadores. Erramos, cedemos às tentações. Mas somos convidados ao arrependimento diário e a permitirmos que Cristo seja o centro de nossa vida de tal forma que todo o nosso ser sempre procure fazer a sua vontade.
Os Evangelhos não são narrações históricas do começo do ministério de Jesus na Palestina, mas a Boa Nova de Deus dirigida a um povo desorientado, oprimido, sofrido… Boa Nova que mostra em Cristo o Deus que ama, acolhe, perdoa e conduz por bons caminhos o seu povo. E se Jesus elegeu apóstolos (4.19) foi porque queria que compreendêssemos que Deus precisa de ajudantes, pois o anuncio da Boa Nova é tarefa de todos. Aceitar Jesus nos leva para junto de irmãos e irmãs, faz com reconheçamos a nossa pertença ativa a uma comunidade local e a partir dela ofereçamos nossos dons na expansão do reino assim como o fizeram irmãos e irmãs antes de nós.
Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas. Amém.

Cultos:

04.02: 19 – Pinheiral
05.02: 9hs – Rincão del Rey e Rio Pardo; 9h30min – Centro