Início Empresarial Unisc: Da comunidade para a comunidade

Unisc: Da comunidade para a comunidade

Instituição de ensino comemora 27 anos de história

Grasiel Grasel
[email protected]

Vice-reitor Rafael e a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer na cerimônia de posse da gestão em 2018 – Francisco Frantz

Nesta quinta-feira, 25, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa 27 anos de existência. Referência no ensino superior, com fortes investimentos em pesquisa e extensão, a instituição mudou os rumos da história do município e foi protagonista de muitas conquistas da região. Mesmo antes de se tornar universidade e ainda como FISC, o caráter comunitário desde sempre foi parte indissociável da instituição.

Para falar sobre a data, convidamos o vice-reitor da Unisc, prof. Rafael Frederico Henn, que vem atuando no cargo desde 2018. Para Henn, o maior motivo de orgulho da reitoria em estar chegando a mais um aniversário da universidade é a certeza de que o compromisso com a comunidade vem sendo reafirmado com a chegada da pandemia. “É um grande orgulho trabalhar em um local que tem esse foco na comunidade. O que diferencia a Unisc de outras universidades é que nós somos essencialmente comunitários”, comenta.

Ações da universidade durante a pandemia deixam claro a preocupação com a comunidade, não apenas com os testes laboratoriais de PCR para detectar a Covid-19, mas também por toda a rede de suporte que a Unisc vêm disponibilizando para os santa-cruzenses neste período. Dentre alguns dos serviços oferecidos estão, por exemplo, o de atendimento médico, psicológico e psiquiátrico online através da plataforma Tummi, anunciado em maio.

Uma das grandes apostas de Unisc para o ano de 2020 havia sido a inserção da chamada “Reinvenção Pedagógica”, através da qual a instituição tem o objetivo de revolucionar seus métodos de ensino e ampliar o preparo dos alunos para o mercado de trabalho. A novidade, no entanto, acabou sendo abafada pela quarentena, que acabou sendo adaptada para um modelo online. Henn explica que, se a situação permitir, o intuito é retomar o método que vinha sendo aplicado até o início da quarentena.

Rafael também aposta que após o fim da quarentena a tendência é que as pessoas passem a ver o ensino a distância de outra forma. Segundo ele, é possível que o MEC reveja a distinção entre cursos presenciais e EAD, passando a permitir os chamados “cursos híbridos” que buscarão utilizar o melhor de ambas as modalidades. É possível, portanto, que a Unisc atualize novamente os seus métodos de ensino para um modelo mais moderno e conectado.

Independentemente de quais sejam as alterações que a pandemia traga aos modelos educacionais do país e do mundo, o vice-reitor garante que a universidade continuará tendo como princípios norteadores a qualidade do ensino e o seu caráter comunitário. “É só ver o que acontece neste momento: quem aflorou o seu compromisso de trazer soluções para os problemas da comunidade foi a Unisc, e esse vai continuar sendo nosso objetivo”, finaliza.

Em função da pandemia, a universidade não poderá comemorar mais um ano de história como vinha celebrando anteriormente. Dessa vez a passagem da data terá que ser rememorada de casa, mas o vice-reitor garante que vai se tratar de uma excelente surpresa.

O espírito comunitário em fotos

Laboratório da universidade vem trabalhando para realizar testes de PCR da Covid-19, aumentando o controle e o conhecimento sobre a doença – Divulgação/Unisc

Um dos aspectos mais fundamentais da Unisc é o seu caráter comunitário. Não apenas neste momento de pandemia, em que a universidade vem trabalhando fortemente para oferecer soluções práticas aos problemas da comunidade, mas desde a sua fundação a instituição vem mostrando o quão importante é para os santa-cruzenses, promovendo uma série de serviços e sendo protagonista em diversos momentos importantes para a região. Nesta coleção de fotos, conheça alguns dos motivos que fazem a Unisc ser uma universidade da comunidade para a comunidade.

TecnoUnisc produziu e doou mais de 1500 máscaras “face shield” para municípios da região – Divulgação/Unisc
Universidade encontrou uma forma de concluir a graduação estudantes durante a quarentena com formatura drive-through – Desirê Allram
Biblioteca da universidade promove acesso a todo tipo de literatura à comunidade – Bruna Rosa
Eventos como o Salão de Ensino e Extensão premiam alunos que se destacam na área da pesquisa – Desirê Allram