Início Geral Vice-Governador debate segurança no trânsito

Vice-Governador debate segurança no trânsito

EVERSON BOECK – [email protected]

Preocupados com os altos índices de mortes por acidentes no trânsito um grupo de lideranças se reuniu no Anfiteatro do Bloco 18 da Unisc na noite de segunda-feira, 28, na 1ª Conferência de Segurança no Trânsito para discutir estratégias e ações que tentarão reduzir o número de ocorrências no Estado. O vice-governador do RS, Beto Grill, esteve no evento como Coordenador do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito e recebeu as propostas que serão levadas para a etapa estadual em dezembro, em Porto Alegre.
No evento, além do pronunciamento de diversas autoridades, o coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Paulo Augusto Gomes, falou sobre as formas de melhorar as condições de atendimento às vítimas de acidentes. Já a psicóloga do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), abordou questões sobre educação no trânsito.
O Governo do Estado através do Gabinete do Vice-Governador, juntamente com o apoio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e o Fórum Estadual dos COREDS/RS, está promovendo as Conferências Regionais sobre Políticas de Segurança no Trânsito em todas as regiões do estado. Esta etapa é preparatória a Conferência Estadual de Segurança no Transito que será realizada em Porto Alegre no dia 15 de dezembro e tem como objetivo  discutir com  a sociedade gaúcha em geral, políticas, ações e  instrumentos que visam a redução  da violência no trânsito.

COMPROMETIMENTO DO ESTADO

O vice-governador disse estar convencido de que é preciso haver mais rigidez e punições mais severas. “Existe um tripé que tem como base a educação, seguida de fiscalização e punição (legislação) e ele deve ser executado na sua plenitude. Nós precisamos cuidar fundamentalmente de questões como o excesso de velocidade, embriagues ao volante, uso do cinto de segurança, uso de capacete nas motocicletas. Temos que trabalhar mais forte no rigor da legislação, em relação a punições, para que possamos reduzir estes índices de acidentes”, frisou.
Grill destacou, ainda, que um dos principais focos da mobilização será o controle de velocidade e o uso de equipamentos eletrônicos no veículo. “Quanto maior a velocidade, maior será o dano e, geralmente, resulta em mortes. Também é preciso combater o uso de aparelhos que possam deixar o condutor desatento, como o celular, por exemplo”, comentou.
Questionado sobre as estradas, Beto pontuou a necessidade da realização de melhorias e disse que hoje existem cerca de 60 obras em andamento. Ele garantiu que o governo está comprometido em tentar realizar acessos asfálticos em todos os municípios e duplicações em locais de risco. “Não existe uma ação isolada. É preciso um conjunto de ações, desde a engenharia e a fiscalização até um trabalho de educação e legislação cada vez mais rígida”, considerou. O vice-governador salientou, também, que o Estado possui uma estimativa de redução de 11% das mortes em acidentes nas estradas em relação a 2010.