Início Opinião Yoga: uma conexão entre mãe e filhos

Yoga: uma conexão entre mãe e filhos

Praticar yoga com seus filhos é uma oportunidade mágica. Tanto as crianças quanto as mães sentem uma alegria profunda, um contentamento inexplicável. Compartilhar a experiência de vivenciar a calma e paz com seu filho é muito positivo e precioso. É comum querer sempre repetir a dose de amor e união, sentimentos muito especiais à maternidade.

As crianças que já praticam Yoga se envolvem muito e adoram fazer as atividades. Elas vibram de alegria de poder compartilhar o que sabem com a mãe. E as que não conhecem a filosofia milenar ficam felizes e empolgadas quando tem o primeiro contato.

Praticar com o seu filho é um jeito saudável e divertido de ficar com ele. Realizar as posturas juntos fortalece o vínculo afetivo, além de relaxar, também traz a calma e paz para o ambiente familiar.

Crianças de todas as idades podem aproveitar. Mas não se sinta frustrada se nem sempre eles forem participativos o tempo todo. Lembre-se que ainda são pequenos e podem se dispersar. No entanto a grande maioria fica até o final da atividade, e muitas vezes, nos surpreendem pelo envolvimento, dedicação e interesse que demonstram. Na verdade, é bem possível você encontrar eles ensinando o yoga para os amiguinhos, primos, bonecas e bichinhos. O que é ótimo, assim assimilam conceitos e vivências essenciais ao yoga, como o senso do coletivo e amizade.

Durante a atividade com o seu filho, use brincadeiras, músicas, historias, e posturas que lembrem a natureza e os animais. Busque em livros, em canais do youtube, aulas e ensinamentos que possam te inspirar nesse momento em que está com os pequenos em casa. No meu livro o Pequeno Yogue, você encontra 13 posturas lindamente ilustradas de forma lúdica, onde as mães e seus filhos podem desenvolver de forma muito prática, divertida e descontraída a experiência com a Yoga. Enquanto as crianças podem ficar imóveis como uma montanha ou se espreguiçar como um gatinho, há todos os benefícios da prática do yoga quando inserida ainda na primeira infância, como:

  • Controle da ansiedade e do estresse;
  • Melhora a concentração e equilíbrio;
  • Traz clareza mental;
  • Coloca a criança no momento presente;
  • Facilita o foco nas atividades do dia a dia e a capacidade de aprendizado escolar;
  • Aumenta a flexibilidade, auxilia no crescimento, deixa a musculatura forte, melhora o sistema imunológico;
  • Trabalha a respiração deixando a criança calma e serena, melhora a qualidade do sono;
  • Estimula o conhecimento do corpo;
  • Melhora a autoestima e traz motivação;
  • Desenvolve a empatia, respeito pelo próximo, não violência e amor próprio.

O Yoga não só traz a chance de criarmos o hábito da prática de exercícios, como também proporciona a mães e filhos a oportunidade de viver e expressar o amor que flui das profundezas do seu ser, produzindo em todos uma sensação de paz e alegria.

Para nós, mães, além da satisfação de entregar tantos benefícios para nossos filhos, a pratica do yoga também proporciona um estado de saúde física, mental e emocional para seguirmos mais leve e vencermos os desafios da maternidade. Com o yoga aprendo constantemente os valiosos ensinamentos da arte de viver com serenidade e dividi-los com meus filhos, faz com que nosso contato seja amoroso e harmônico.

Desejo que o momento de yoga com seus filhos faça com que vibrações de amor e paz possam ser potencializadas nesse momento, pois nos conectamos com nossa alma, nossa essência. Aproveitem, Namastê!

Débora Cristina S. C. Molon – professora de Yoga e autora da obra O Pequeno Yogue