Início Especiais 141 anos Santa Cruz do Sul: Contribuições esportivas

141 anos Santa Cruz do Sul: Contribuições esportivas

Avenida eleva o nome de Santa Cruz para todo o Brasil
O ano de 2019 vai ficar marcado na vida dos moradores de Santa Cruz do Sul e em especial dos torcedores do Avenida. O Esporte Clube Avenida localizado na rua São José, levou o nome da sua cidade para todo o Brasil, quando disputou no primeiro semestre a Copa do Brasil. Onde enfrentou duas equipes de São Paulo. A primeira em casa contra o Guarani de Campinas, obtendo uma vitória de 1×0, que possibilitou ao clube disputar a segunda fase do certame contra o Corinthians, o segundo clube de maior torcida no Brasil. Com transmissão ao vivo pela Rede Globo, o nome de Santa Cruz foi enaltecido e conhecido em todo o território nacional. Perdeu o jogo por 4×2, mas ainda assim, saiu consagrado.
Já no segundo semestre, o Avenida representou Santa Cruz do Sul, no Campeonato Brasileiro da Série D Jogando contra equipes de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Embora não tenha alcançado o acesso para a Série C, o clube fez bonito na competição. Acabou na liderança do seu grupo na primeira fase da competição. O Avenida foi Santa Cruz em duas competições nacionais.

Avenida foi Santa Cruz do Sul nas competi›es nacionais

Santa Cruz faz bonito na Terceirona Gaúcha em 2019
O Futebol Clube Santa Cruz tem tradição no futebol do Rio Grande do Sul. O clube de futebol, com sede na Rua Gaspar Silveira Martins, no centro de Santa Cruz do Sul, permaneceu por longos anos na primeira divisão do futebol gaúcho. Em 2019, o Santa Cruz lutou para voltar para a Divisão de Acesso. Contando com uma equipe jovem e com a maioria moradores de Santa Cruz, passou da primeira fase da competição. Decidiu uma vaga para a semifinal com a equipe de Guarani de Bagé. Perdeu em casa por 1×0 e empatou fora de seus domínios em 0x0 e não conseguiu passar de fase. O Galo deixou uma boa impressão ao seu torcedor. Pois representou bem a cidade neste campeonato. Por pouco não chegou às fases finais. No projeto de 2019, o Santa Cruz contou em seu elenco com muitos jovens pratas da casa, que receberam pela primeira vez uma oportunidade de jogar profissionalmente.

Jovens de Santa Cruz ganharam uma oportunidade na equipe profissional

Assaf fez bonito na Série Ouro em 2019
O Projeto Pratas da Casa da Assaf em 2019, fez uma bela campanha na Série Ouro de Futsal. Contando apenas com jogadores que moram, estudam ou trabalham em Santa Cruz, a Assaf, disputou a Série Ouro de Futsal e acabou caindo apenas nas quartas de final da competição. Das vinte equipes participantes do Estadual adulto masculino, o time de Santa Cruz, levou o nome da cidade por todo o estado. Nas quartas de final enfrentou a equipe da Assoeva de Venâncio Aires e foi eliminada da competição com duas derrotas. Uma dentro de casa por 6×0 e a outra em Venâncio Aires por 5×1. Mesmo com o revés, a equipe já tem garantida a sua permanência na mesma competição em 2020. Por ter alcançado uma boa classificação, a Assaf tem o direito de jogar a Liga Sul de Futsal no mês de outubro. Podendo, uma vez mais elevar o nome da cidade. O grupo de jogadores da Assaf de 2019, conta com muitos jovens criados na base do clube.

Assaf representou muito bem Santa Cruz na SŽrie Ouro