Guilherme Athayde
[email protected]
Oriundo da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar, de Rio Pardo, o 23º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Santa Cruz do Sul, comemorou nesta segunda-feira, 21, quinze anos de existência.
A portaria de criação do batalhão que hoje realiza a segurança de 22 municípios na região do Vale do Rio Pardo foi assinada em 2002 pelo então Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Gerson Nunes Pereira.
O 23º BPM é comandado desde 2015 pelo major Paulo Fernandes Soares do Nascimento. O batalhão integra o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), que por sua vez é comandado pelo tenente-coronel Valmir José dos Reis. O quartel do batalhão é conjunto com a sede do comando regional, na Rua 28 de Outubro.

POE também celebra aniversário
O alarme é dado, toda a região em está em alerta. Um grupo criminoso com diversos integrantes e alto poder de fogo está cometendo mais um crime no Vale do Rio Pardo.
A situação hipotética citada não ocorre todos os dias, nem mesmo todos os meses. Mas quando ocorre, são eles que são chamados: os membros do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 23º Batalhão de Polícia Militar.
Grupamento criado para atuar nas mais diversas e mais perigosas ocorrências, o POE recentemente foi homenageado na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Assim como o 23º BPM, o POE nasceu a partir do desmembramento do 2º BPM, em Rio Pardo, oriundo do Pelotão de Choque daquele batalhão.
Além de trabalhar em operações especiais e no policiamento ostensivo, os “Boinas Pretas”, como também são conhecidos, realizam o apoio às ações da Polícia Civil no cumprimento de mandados judiciais e da Susepe, na segurança dos presídios. Em 2014 o POE atuou na segurança da Copa do Mundo de Futebol, nos jogos ocorridos em Porto Alegre. Em 2016 o batalhão desenvolveu a Patrulha Especial de Operações com Cães, a partir da ação de cães das raças Pastor Alemão e Pastor Belga de Malinois.
Atualmente, o Pelotão de Operações Especiais é comandado pelo sargento Carlos Moises Savian dos Passos. Na ocasião da homenagem recebida pelo POE em junho deste ano, o Sargento Savian reiterou o orgulho que ele e seus comandados têm em exercer seu ofício diário: “Uma das maiores honras que eu tenho é compor este Pelotão de Operações Especiais do 23º BPM. Eu costumo falar que nós do POE não somos piores ou melhores que ninguém, somos diferentes, e temos que ser diferentes para combater essa criminalidade crescente que a gente tenta reduzir no dia-a-dia”.
O POE é peça fundamental para os bons resultados obtidos pelas polícias de Santa Cruz do Sul e da região do Vale do Rio Pardo, fazendo com que o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo se destaque no Camando Geral da BM gaúcha como um dos mais combativos e respeitados. “Boinas Pretas, seja qual for a missão!”.














