Início Polícia 23º BPM comemora com palestra

23º BPM comemora com palestra

Luana Ciecelski
[email protected]

O aniversário do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi comemorado na última quinta-feira, 21 de agosto, e quem ganhou um presente especial na data foram os policiais militares que atuam no município.  Durante toda a manhã, no Teatro do Colégio Mauá, uma palestra motivacional que reuniu o efetivo, marcou os 12 anos de existência da corporação.
O palestrante foi Jeferson Cappelari. Formado e pós-graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Terapia Transpessoal e em Gestão de Pessoas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Jeferson possui experiência como Psicoterapeuta, onde utiliza técnicas de Reiki e Psicologia Transpessoal- Regressão a Vidas Passadas.
O tema da exposição foi o a Consciência Emocional. “Normalmente o nosso aprendizado emocional é pobre e não descobrimos como lidar com emoções fortes, como agressividade, raiva ou tensão. A ideia para hoje é ensinar aos policiais a perceberem como o corpo reage, para saberem como agir. Todos nós somos seres emocionais antes de sermos racionais e precisamos saber como lidar com o nosso emocional”, disse Cappelari.
Em sua fala, o comandante do 23º BPM, Major Ailton Azevedo, explicou que a ideia do evento foi proporcionar aos PMs um momento para esquecer da rotina diária de policial para preocupar-se um pouco com eles próprios como pessoas. “É bom lembrar que somos Policiais Militares, mas que antes de tudo somos cidadãos e temos defeitos como todos os seres humanos”, afirmou. “É preciso que estejamos bem com nós mesmos para que possamos realizar o nosso trabalho da forma mais correta possível”, finalizou.
Estavam presentem Policiais Militares da 1ª e 2ª companhias de Santa Cruz e também de algumas cidades da região, como Vera Cruz, Candelária e Rio Pardo, uma vez que o convite foi estendido a todos os 30 municípios de abrangência do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO/VRP).

Luana Ciecelski

Jeferson Cappelari falou sobre o poder da consciência emocional aos brigadianos

A história do Batalhão

O 23º Batalhão de Policia Militar (BPM) da Brigada  Militar (BM)  de Santa  Cruz do Sul, é oriundo da 3ª companhia do 2º BPM – Batalhão General Pinheiro  Machado – com sede em Rio Pardo, e foi criado em  21 de agosto de 2002  através da portaria assinada pelo então Comandante Geral da Brigada, Coronel  Gerson Nunes Pereira.
Instalado na rua 28 de outubro, nº 143, na cidade de Santa Cruz, em 2 de julho de 1988, o então prefeito municipal Armando Winck, celebrou o contrato para cedência do terreno e construção do prédio onde foi instalada a 3º companhia.
Em 11 de fevereiro 1993, através do decreto lei nº 34.655, a 3ª companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar, foi transformada no destacamento especial Santa Cruz do Sul. A solenidade de instalação ocorreu em 14 de fevereiro, tendo como seu primeiro comandante o Capitão Oraci Garcia Rossoni.