Início Cultura 34ª Feira do livro | Dos gibis à autoajuda: para todos os...

34ª Feira do livro | Dos gibis à autoajuda: para todos os gostos, em um só lugar

De acordo com o livreiro Perez, que traz parte da sua livraria para o evento de Santa Cruz há duas décadas, obras de caráter motivacional estão no topo das vendas

Na banca Estação Cultura, obras de George Orwell também estão entre as mais procuradas
Foto: Luísa Ziemann

LUÍSA ZIEMANN
[email protected]

Apresentações teatrais e musicais, palestras, contação de histórias para crianças, sarau literário, lançamentos de obras literárias. E, claro, muitos livros. Até domingo são eles os protagonistas da festa da literatura. Em um breve passeio pela 34ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, instalada na Praça Getúlio Vargas há uma semana, é possível perceber o amor dos grandes e pequenos visitantes pelo mundo da leitura.

A extensa programação de um dos mais tradicionais eventos do município iniciou no dia 5 de maio. Já na abertura os visitantes puderam prestigiar o show musical com a banda Ong Alphorria. Desde então, dezenas de outros artistas já passaram pelo palco montado no coração de Santa Cruz. Entre eles, Buda e a Santa Batucada, com Gustavo Aciolli e Acadêmicos do União; o espetáculo teatral “ O Sol de Cada Um”, do Grupo Sintonia Teatral; fora os diversos espaços dedicados a contações de histórias e encontros com escritores.

Mas os grandes protagonistas da festa são, e sempre serão, eles: os livros. E estão por todos os lados. As 18 bancas montadas no entorno do chafariz da Praça Getúlio Vargas guardam histórias dos mais variados estilos. São romances, ficções, obras de autoajuda, gibis, livros para colorir, e muito mais. Para o expositor Abel Perez – que é proprietário da Livraria Estação Cultura, de Porto Alegre -, a Feira do Livro de Santa Cruz tem um gostinho especial. “A sede da minha livraria é na Capital, mas viajo todo o Estado expondo nas feiras”, conta o empresário, que é natural de Tapejara. “Em Santa Cruz já são cerca de 20 anos marcando presença.”

Vivendo rodeado de livros, revistas e gibis há mais de duas décadas, Perez encontra nas feiras do livro uma oportunidade de alavancar seu negócio. “O público que frequenta a livraria é diferente do público que vai até as feiras”, salienta. “Ainda existem muitas pessoas que não têm o hábito de ir até uma livraria, mas que na visita à feira do livro acabam comprando.” Por isso, a expectativa para os últimos dias de exposição é de bom público e aumento nas vendas. “A chuva nos atrapalhou um pouco no primeiro final de semana, mas ainda assim os visitantes estão comparecendo. Agora com a previsão de tempo bom para os últimos dias de feiras a expectativa está ainda melhor.”

Além das visitas de escolas públicas e particulares do município e região, muitos moradores de Santa Cruz aproveitaram os últimos dias – de tempo bom e muito sol – para ir até à Feira do Livro. A psicóloga Aline Swarosky, de 44 anos, foi uma das pessoas que não se conteve em sair da Praça Getúlio Vargas de mãos abanando. “Sempre que posso venho até a feira, só neste ano já é a terceira vez”, conta Aline, que é natural de Rio Pardo mas mora em Santa Cruz. “O que eu mais gosto é procurar aqui os livros que não encontro em livrarias ou na internet. Aqui a variedade é muito maior.”
Aline conta que além de obras relacionadas a sua profissão – como os livros de autoajuda, que estão entre os mais vendidos da feira -, ela também gosta de se aventurar em outros estilos literários. “Costumo comprar livros diversos, mas os que mais gosto são relacionados a plenitude, busca de paz espiritual”, afirma. Essa vertente literária, aliás, vem ganhando cada vez mais público. De acordo com o livreiro Perez, os campeões de venda na festa da literatura são as obras de caráter motivacional – aquelas que trazem informações, orientações e conselhos para resolver diferentes dificuldades de âmbito psicológico.

Considerada uma das maiores feiras literárias do Estado, o evento de Santa Cruz é fruto da união de forças do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Prefeitura, com patrocínio do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Unimed e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Com o tema “Leitura: mãe do conhecimento”, a patrona da feira deste ano é a escritora gaúcha Marô Barbieri, o escritor homenageado é Romar Beling e a personalidade incentivadora da leitura é Lígia Hertzer.

Show “Samba Delas” é presente de Dia das Mães no domingo

Com duas semanas repletas de atividades culturais gratuitas para a comunidade, a 34ª Feira do Livro de Santa Cruz chega ao fim no próximo domingo, dia 14 de maio. Para celebrar o Dia das Mães, a organização preparou uma atração especial de presente. No palco da Praça Getúlio Vargas, será apresentado o show “Samba Delas”, apresentação com repertório inspirado em grandes mulheres do samba brasileiro como Leci Brandão e Ivone Lara. A atração terá início às 19 horas e contará com o talento da cantora Marioni Wendt e convidadas.

Os últimos dias da Feira do Livro ainda contam com intensa programação de apresentações teatrais, musicais e literárias para todos os públicos, além de lançamentos de livros, encontros com autores e sessões de autógrafos. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (51) 3713-3222, através do WhatsApp (51) 99374-5844 e no site www.sesc-rs.com.br/santa_cruz_do_sul/agenda, onde também pode ser conferida a programação completa do evento.