Início Geral 38ª Oktoberfest | Música, danças e esportes destacam a cultura alemã

38ª Oktoberfest | Música, danças e esportes destacam a cultura alemã

Ampla programação cultural foi montada para retratar aos visitantes as tradições do povo germânico

Considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul e um dos eventos mais populares do Brasil, a Oktoberfest Santa Cruz viverá em sua 38ª edição uma verdadeira imersão na cultura germânica. Seguindo à risca o tema deste ano – Nossa História, Nosso Futuro -, a Festa da Alegria trará o que há de melhor na trajetória do povo que colonizou o município. A programação, que começa no próximo dia 5 de outubro, contará, além dos tradicionais desfiles temáticos na Rua Marechal Floriano, com apresentações de danças folclóricas, encontro de sociedades, olimpíadas rurais, jogos germânicos, encontro de corais, ronda folclórica e culto ecumênico.
No que diz respeito as danças folclóricas serão dezenas de apresentações de diversos grupos oriundos dos municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Vale do Sol, Venâncio Aires, Lajeado, Arroio do Meio, Estrela, Restinga Seca, Marques de Souza, Dois Irmãos, Santa Maria, Tupandi, Forquetinha, Mato Leitão, Colinas, Campo Bom, Ibirubá e Garibaldi. O público que for até o Parque da Oktoberfest pode esperar dessas apresentações lindos trajes folclóricos e danças com história e muita alegria. Além das demonstrações no Pórtico Central, os grupos circularão pelo parque durante as rondas folclóricas, animando os visitantes em todos os cantos do evento.
Conforme o coordenador de Cultura e Folclore da 38ª Oktoberfest, Martin Goldmeyer, o objetivo da busca por mais atrações culturais é fazer com que os visitantes possam vivenciar um pouco das tradições herdadas dos colonizadores. “A Oktoberfest tem características germânicas que são representadas durante o evento, seja na gastronomia, nos trajes, danças culturais, nos desfiles. A festa representa nossa cidade de uma forma tradicional e busca preservar essa cultura e por isso temos todo esse cuidado em valorizar essa tradição”, destaca.

E tem mais

Além das danças folclóricas, outras atrações prometem atrair o público, tanto dentro, como fora do parque. A comunidade Santo Inácio, por exemplo, será sede do 8º Encontro de Corais Adultos no dia 19. “A tradição dos corais faz parte dos saberes da cultura alemã. As belas canções e belas vozes, com vibração, energia e alegria”, frisa Martin. Por falar em música, as bandinhas itinerantes marcarão novamente presença no Parque da Oktoberfest em mais de 500 horas de muita animação.
Outra atração cultural de destaque fica por conta do Encontro de Sociedades. Será no dia 14, com desfile seguido de exposição das bandeiras e baile no Pavilhão Central. O objetivo é levar para dentro do contexto da festa, algo que sempre fez parte da tradição germânica nas comunidades. A estimativa é de que entre 30 a 50 grupos marquem presença. “Estamos muito otimistas com o sucesso do evento, pois já temos a confirmação de mais de 650 participantes inscritos”, enfatiza o coordenador de Cultura e Folclore, Pedro Thessing. E o mesmo Pavilhão Central também será palco no dia 11 do Culto Ecumênico, que destaca a religiosidade muito presente na tradição alemã.

Tradição no esporte

Assim como o Encontro de Sociedades promete atrair olhares de quem circular pela Festa da Alegria, uma atração já consagrada também vai garantir entretenimento para o público. É a Olímpiada Rural. As atividades envolverão clube integrantes da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). Serão disputadas nos três domingos de festa, modalidades como bolão de mesa, bolão de bola presa, corrida de carrinho de mão, corrida de saco, competições de serrar lenha, cabo de guerra dentre outras.
E por falar em esporte, o público visitante ainda terá oportunidade de aprender alguns jogos com as oficinas de jogos germânicos. As atividades, que terão como sede o Centro de Eventos, serão uma oportunidade única de viver de perto um pouco da cultura e da tradição alemã por meio da prática esportiva.