Alyne Motta
[email protected]
Sempre que alguém está passando por necessidades, as pessoas realizam campanhas para doação de roupas e alimentos, sendo que alguns optam por colaborar através de doações financeiras. Mas o que muitos esquecem é que nos hospitais, há pessoas que necessitam de outro tipo de doação: sangue.
Fundamental para a vida, o sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo. Doar é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Pensando nisso, a 5ª Região Tradicionalista (RT) através da 1ª Prenda Maria Ana Diniz e do Peão Farroupilha Lucas Oliveira desenvolveu a campanha “Doe Amor, Doe Vida, doe Sangue”.
O lançamento aconteceu no dia 06 de julho, durante um jantar beneficente realizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Minuanos, em Rio Pardo, entidade a qual pertencem a 1ª Prenda e o Peão Farroupilha da 5ª RT. O evento, que teve participação de muitos convidados, também foi transmitido ao vivo pela Rádio Rio Pardo.
Segundo os idealizadores, além de suma importância para sociedade, a campanha vem ao encontro do tema anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e incisos da Carta de Princípios. “Nosso estado vem lutado em defesa da saúde e bem estar do tradicionalista. E é isso que estamos buscando divulgar”, revelam Mari Ana a e Lucas.
O coordenador da 5ª RT, Luiz Clóvis Vieira, também é um apoiador da causa. “Nós, tradicionalistas, somos conhecidos por ajudar em todas as causas. Esta é uma que não podemos deixar passar”. Segundo ele, mais do que colaborar em favor dos outros, é necessário reconhecer as iniciativas dos jovens.
Divulgação/5ª Região Tradicionalista
Mari Ana Diniz e Lucas Oliveira (D), acompanhados pelo Coordenador Luiz Clóvis Vieira (C) durante a transmissão pela Rádio Rio Pardo
CAMPANHA
“Se cada pessoa saudável doar sangue, espontaneamente, pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam estoques suficientes para atender toda população. O sangue não tem substituto, por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas”, revelam a 1ª Prenda e o Peão Farroupilha.
“A solidariedade faz parte da nossa vida, talvez muitas pessoas não sabem o significado da palavra. Solidariedade significa a nobreza do comportamento humano, sua caridade, seu companheirismo”, comenta Mari Ana. “Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor”, acrescenta Lucas.
A campanha está sendo divulgada na 5ª RT, iniciando no encontro de patrões. Durante a 78ª Convenção Tradicionalista, realizada no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, entre os dias 26 a 28 de julho, estará sendo distribuídos folhetos explicativos sobre o processo de doação de sangue e sua importância.
“Mais do que nossa cidade ou região, pretendemos atingir o estado. A conscientização precisa partir de todos. É necessário dar o primeiro passo para que a campanha tome a dimensão necessária”, admitem os idealizadores, que convidam os tradicionalistas, amigos e familiares para se engajarem na campanha.















