Início Cultura 7 de Setembro: Desfile atrai mais de 15 mil pessoas

7 de Setembro: Desfile atrai mais de 15 mil pessoas

Parada retornou após três anos e contou com mais de 120 entidades e 5 mil participantes na Rua Ernesto Alves

Lilian: “Um desfile lindo, que mostra o amor pelo Brasil” (Crédito: Ana Souza)

Ana Souza
[email protected]

Um lindo dia de sol na quarta-feira, 7, fez brilhar ainda mais o retorno do desfile cívico-militar em Santa Cruz do Sul, que não ocorria havia três anos. O Dia da Independência do Brasil, que completou 200 anos, foi comemorado com entusiasmo, sendo recorde em todos os sentidos. Foram cerca de 5 mil desfilantes em 125 instituições, escolas e outras entidades. O público atendeu ao chamado e compareceu em peso, em torno de 15 mil pessoas.


A Semana da Pátria teve como temas nacional “Bicentenário da Independência do Brasil, Soberania e Liberdade” e municipal “Educação: Patrimônio Cultural, Histórias e Memórias da Cidade”. Pela Ernesto Alves o amor à nação foi simbolizado em cartazes com as cores da bandeira nacional, flâmulas e alegria contagiante das crianças. Com trajeto entre as ruas 7 de Setembro e Senador Pinheiro Machado, a abertura contou com a prefeita Helena Hermany (Progressitas), os comandantes do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, tenente-coronel Marcelo Soares, e da Brigada Militar, tenente-coronel Giovani Paim Moresco; e o homenageado, professor Nestor Raschen, seguidos da banda do 7º BIB.


O evento superou todas as expectativas, frisou Helena Hermany. “Uma organização impecável e a participação das escolas, entidades e do público que formou uma verdadeira mobilização. As ruas ficaram lotadas. Uma grande festa para celebrar os 200 anos de nossa independência. Uma maneira especial de festejar”, comentou a prefeita.


O número de entidades inscritas, praticamente o triplo do registrado em 2018, já demonstrava que seria um recorde. “O público compareceu e estava com saudades do desfile em Santa Cruz. Foi preparado para encantar todas as famílias e ficamos muito felizes”, destacou o secretário de Cultura, Marcelo Corá. Nestor Raschen, diretor do Colégio Mauá, exaltou o momento que prestou homenagem ao país e na data do bicentenário. “O futuro passa pela educação. Temos muitas coisas para fazer por nosso país. Ser homenageado é uma honra que quero dividir com todos os professores”, reiterou.


Em diversos momentos, houve apresentações de crianças com danças, bandas e uma performance do projeto Bombeiro Mirim, do 6º Batalhão de Bombeiro Militar. Não faltaram as mascotes Bento, do Pacto Santa Cruz pelo Paz; Quentuxinho, dos Bombeiros, e do Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã. As bandeiras de Santa Cruz do Sul, do Rio Grande do Sul e do Brasil foram levadas com orgulho ao longo do trajeto.


Como enfoque principal, a parada trouxe a valorização da educação para o futuro da nação. Palavras de amor, alegria, fé e pedidos pela paz estampavam cartazes. Uma homenagem também foi prestada pela Escola Municipal de Educação Infantil Vovô Arno ao centenário do ex-prefeito Arno João Frantz, que se completaria em 9 de agosto caso estivesse vivo. O desfile encerrou com a passagem dos militares e blindados do 7º BIB.

Professor Nestor e prefeita Helena enfatizaram a importância da nação em seus depoimentos (Crédito: Ana Souza)

ORGULHO

A Escola Estadual Santa Cruz foi destaque com sua banda. Inclusive, fez a performance quando o 7º BIB desfilou. O maestro Kevin Oliveira foi aluno do educandário. “Há oito anos sou maestro da banda. São 55 integrantes e ensaiamos cerca de dois meses para a apresentação. Me sinto orgulhoso em trazer nosso trabalho para o desfile da Pátria”, enfatizou.


Lilian Tessmann veio de Lajeado assistir à parada e ver o esposo Ricardo desfilar com o filho do casal, o pequeno Guilherme, de 3 anos. Eles vieram com os integrantes da 8ª Delegacia Penitenciária Regional. “Trouxemos a família para assistir. Minha irmã, Liége Staub, que mora em Rio Pardo, e minha sobrinha Ísis, vieram ver o primo desfilar. Os vovôs, minha mãe Mônica e meu pai Roque Kreutz, também estavam. Eles moram no interior de Santa Cruz, em São José da Reserva. Lindo demais o desfile”, avaliou.

Kevin: de aluno a maestro da banda da Escola Santa Cruz (Crédito: Ana Souza)

Placa e extinção do fogo simbólico no encerramento

No final da tarde de quarta-feira, a prefeita Helena Hermany, o secretário de Cultura, Marcelo Corá, e o comandante do 7º BIB, tenente-coronel Marcelo Soares, descerraram a placa comemorativa aos 200 anos da proclamação da independência do Brasil. O adereço foi instalado na Praça Getúlio Vargas.


No breve ato, a prefeita destacou a relevância dos festejos da data no município. “É preciso deixar registrado que Santa Cruz do Sul celebrou esse dia tão importante da história nacional. O Dia da Independência deve ser sempre lembrado e reverenciado por nós”, acentuou Helena. Em seguida, ela foi à Praça Siegfried Heuser, para o encerramento da Semana da Pátria, com a extinção do fogo simbólico.


Para o comandante do 7º BIB, as atividades foram o reencontro da população com os festejos da independência. Ele destacou a adesão da comunidade à programação. “A presença do público, a participação das entidades, tudo isso é fruto do sucesso da organização e da disposição da população para comemorar essa data”, declarou o tenente-coronel Marcelo Soares.