
Nelson Treglia
[email protected]
Crianças em geral curtem super-heróis. E os personagens dos quadrinhos se caracterizam, muitas vezes, por um fator muito interessante: a chamada “identidade secreta”. Superman é Clark Kent. Batman é Bruce Wayne. Mulher-Maravilha é Diana Prince. Nesta época de Natal, a pergunta que não quer calar: “Papai Noel existe? Quem é ele, na verdade?” Em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, a resposta pode ser… Eduardo Panke, casado com Julia Wink e pai de Felipe, menino que, em janeiro, completará seis anos.
Segundo Eduardo, a ideia de atuar como Papai Noel surgiu primeiramente para obter uma renda extra. “Com o passar do tempo, se tornou uma satisfação trabalhar com a ideia da magia do Natal. A alegria no sorriso das crianças me fascinou, há 14 anos que trabalho com isso”, explica o Papai Noel, que percorre comércio, escolas, festas de empresas, e claro, entra em ação também na noite do dia 24 de dezembro e no dia 25.
A divulgação de suas atividades é feita pelo Facebook na página Noel dos Vales. O Papai Noel comparece nas festinhas e entrega os presentes e balas para as crianças, além de deixar uma mensagem de Natal. “É uma alegria ver a felicidade no rosto das crianças, até mesmo quando estamos nos deslocando para fazer uma visita, as crianças na rua, sorrindo e chamando pelo Papai Noel. É incrível sentir a doçura e inocência de uma criança, fazendo a sua ‘encomenda’ para o Papai Noel, entregando suas chupetas em troca de um presente, é um ato de confiança dessa criança no meu personagem, é com certeza gratificante”, define Eduardo.
Ser Papai Noel pode trazer belas emoções. Dois anos atrás, Eduardo e sua família fizeram uma doação de um pequeno rancho para uma família carente. “Foi coisa pequena para nós, mas ver a alegria das crianças, vendo o Papai Noel entrar na casa deles, para levar o que com certeza eles mais têm carência, foi indescritível.” Foi um momento de realização para o ‘Santa Claus’ de Vera Cruz e Santa Cruz. “Se isso fez bem a eles, imagina para nós que conseguimos fazer a diferença no Natal de alguém”, complementa Eduardo.
Ele afirma que sempre gostou muito do Natal, desde a preparação, a montagem da árvore, até as visitas ao Papai Noel, que em seu tempo de infância eram “bem mais limitadas”, conforme suas próprias palavras. “Para mim é uma festa de união, renovação de laços, sentido esse que gostaria de passar para o meu filho, mesmo que a gente nunca tenha uma ceia de Natal. Mas estamos sempre juntos nessa data, minha esposa organiza a minha agenda, preparando toda a logística da noite de Natal, desde lanches até brinquedos, para que nosso pequeno ‘duende’ tenha com o que se distrair”, brinca o Papai Noel.
MENSAGEM DE NATAL
O Papai Noel Eduardo Panke deixa uma mensagem especial para a nossa comunidade:
“Que nesse Natal, a gente entenda o real significado dessa data, que a gente ame mais os nossos semelhantes, que possamos perdoar mais, fazer o bem, entender que estamos nesse mundo para fazer a diferença.
Que a gente sempre lembre daquele que deu a vida para nos salvar, e que presentes, são aqueles que distribuímos durante o ano todo, não só na época do Natal, os abraços que a gente distribui, os beijos que entregamos, e o carinho com que tratamos nossos semelhantes.
Feliz Natal e um ótimo 2018!”















