Cristiano Silva
[email protected]
Com 120 anos de marca completados em 2013, a Excelsior Alimentos é uma das empresas mais antigas de Santa Cruz do Sul. A empresa é especializada na industrialização e comercialização de alimentos processados a partir de carnes de aves, suínos e bovinos, com atuação na região sul do país. A Excelsior, que hoje é garantia de qualidade em se tratando de patês, mortadelas, salsichas, presuntos, entre outros de seus produtos, iniciou suas atividades em 1893, quando o santa-cruzense Abraão Tatsch industrializava banha que era produzida na colônia. Naquela época a produção de gordura vegetal era muito pequena, quase nem existia, já a gordura animal e principalmente a de suínos, era consumida mais na alimentação. Para a industrialização Abraão montou uma refinaria. O produto saía de Santa Cruz do Sul de barco até Porto Alegre, depois seguia de navio para o Rio de Janeiro e São Paulo, onde seu produto também era comercializado, e assim foi até a década de 30. No final da década de 30 a empresa passou a ser administrada por Adolfo Evers que assumiu no lugar de Abraão Tatsch após o seu falecimento.
Já no início da década de 40, a Excelsior construiu seu primeiro frigorífico e sofreu a sua primeira crise financeira. Com isso, Adolfo Evers vendeu a empresa para os irmãos Carlos Pedro e João Fernando Baumhardt, que tiveram a ideia de aproveitar a carne do suíno, pois naquela época apenas a banha servia para a produção. Na ocasião trouxeram dois técnicos da Europa para desenvolver uma nova linha de produtos, graças a uma visão de empreendedorismo dos irmãos Baumhardt. Em 1960 iniciou uma maior industrialização das carnes, mas para que isso acontecesse a Excelsior foi buscar na Europa novas raças de suínos, que foram cruzadas e chegaram a uma que produzia mais carne do que banha, e com esse problema resolvido a Excelsior só cresceu. Após passar por dificuldades, chegou à década de 70, onde a Excelsior passou por uma grande transformação. A empresa inaugurou um novo abatedouro onde foi criada a Agropecuária Excelsior, visando atender parte do abastecimento de suínos do frigorífico, em conjunto com as ações desenvolvidas pelo departamento agropecuário através do sistema integrado Excelsior. No mesmo período a empresa buscou novas tecnologias, melhorando assim a industrialização, como também a qualidade de seus produtos.
No fim da década de 90 após passar por uma crise financeira, a Excelsior implantou um plano de reestruturação. No ano de 2000 foi encerrado o abate na indústria, encerrando-se assim as atividades da agropecuária. No mesmo período a Excelsior investiu na inovação, com criação de novas linhas de produtos, aquisição de novos equipamentos e tecnologias diferenciadas. Outro passo importante realizado pela empresa foi adesão ao Programa de Qualidade Total com a implantação de Ferramentas da Qualidade, que apoiaram e apoiam até os dias de hoje para o crescimento da empresa. Crescimento esse que, segundo o diretor presidente da Excelsior, Renato Jackisch, atingiu o ápice nesse início de 2013: “Tivemos no primeiro trimestre de 2013, dentro da história da empresa, o que podemos dizer que foi o melhor resultado de todos os tempos. Em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, tivemos um volume comercial em torno de 19% maior, com faturamento aumentando em 49,5% e a própria produção da fábrica em 9,5%. Isso tudo fez com que o desempenho fosse refletir no lucro líquido. A partir daí, sempre com os pés no chão, seguimos aumentando a produção.” Ainda segundo Renato, que tem na gerência a companhia do gerente geral Luiz Motta, o aumento da produção se reflete em novos equipamentos para a empresa e empregos para Santa Cruz do Sul: “Com a produção totalmente tomada, estamos ampliando a produção com a colocação de mais equipamentos importados, fabricados sob encomenda, que entrarão em uso em até 2 meses. Consequentemente, com este aumento na produção ampliamos o nosso quadro de funcionários e atualmente estamos terminando uma seleção de 45 novos colaboradores.”
Fotos: Divulgação/Excelsior

Primeiros equipamentos instalados na antiga refinaria de banha, durante a década de 30

Empresa está localizada na Rua Barão do Arroio Grande, 192, no bairro Arroio Grande em Santa Cruz do Sul














