Início Especiais Santa Cruz do Sul, o centro econômico do Rio Grande do Sul

Santa Cruz do Sul, o centro econômico do Rio Grande do Sul

Cristiano Silva
[email protected]

Santa Cruz do Sul, além de possuir uma localização privilegiada e estratégica, possui uma infraestrutura acessível para empresas de todo porte, além de possuir universidade, hospitais, parques, autódromo, aeroporto e um parque diversificado de indústrias de alimentos, plásticos, metalurgia e tecnologia. Entre elas ainda, as maiores indústrias de tabaco do mundo. Com 566 indústrias, Santa Cruz do Sul confirma sua vocação para o setor. O tabaco reúne 19 empresas, o setor metalúrgico contempla 34 empreendimentos e o setor moveleiro 36. Isto sem contar com as 3.069 empresas prestadoras de serviço, acompanhadas por 2.470 autônomos e um comércio com 3.343 empresas. Serviços contam com 5.539 empresas. Já o setor de logística, que mais cresce na cidade, contempla 264 empresas que geram 1.312 empregos diretos. Essa força econômica garante ao município o 9º PIB do estado e um PIB Per Capita de US$ 13.019,00.
Todo esse crescimento faz com que Santa Cruz do Sul busque alternativas para continuar buscando novos investimentos. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato, o caminho para se buscar novas empresas e até mesmo diversificar a economia da cidade, hoje baseada no tabaco, é o novo Distrito Industrial: “O principal instrumento que vamos ter para diversificar a economia santa-cruzense é o novo Distrito Industrial. O atual Distrito Industrial que está completando 30 anos tem poucas áreas ainda disponíveis – uma dessas áreas será ocupada pela empresa Gam, conforme o anúncio feito pela Prefeitura em solenidade no mês de abril – e é intenção do prefeito Telmo, que já estava em seu plano de governo, criar o novo Distrito Industrial. No nosso entender, para atrairmos novos investimentos para Santa Cruz, inclusive de empresas daqui mesmo, que de repente necessitam fazer relocalizações, a melhor maneira de diversificar a economia é fazer um novo Distrito Industrial estruturado, com energia elétrica, internet com fibra ótica, saneamento e questões ambientais resolvidas.” Questões como localização, dimensionamento, estruturação e outras do novo Distrito serão discutidas pela Prefeitura com as entidades empresariais.
O novo Distrito não está longe de sair do papel, segundo Cechinato: “A intenção do prefeito Telmo é que neste ano iniciaremos as conversas com as entidades empresariais buscando as melhores soluções, e a partir de 2014, 2015 é possível que tudo já esteja bem encaminhado”.
Hoje a Prefeitura de Santa Cruz do Sul tem uma política de incentivo às empresas, desde isenções de impostos até terraplanagem. Outra necessidade que será implantada buscando melhor qualidade industrial em Santa Cruz do Sul é o porto seco, que seria um condomínio de transportadoras, onde se terá todas as empresas desse porte localizadas numa determinada área, até para enfrentar melhor as questões do trânsito em Santa Cruz. Cechinato afirma ainda que Santa Cruz do Sul dispõe de uma localização muito privilegiada, facilitando o interesse de novas empresas em se instalar na cidade: “Com a localização central da cidade no estado, Santa Cruz praticamente se torna a esquina do Rio Grande. Isso atrai as empresas para a nossa cidade que, além de ter um parque industrial grande, é uma cidade centralizada, permitindo o rápido acesso a todas as partes do estado.”

Arquivo/RJ

Para César Cechinato, novo Distrito é a chave para o futuro da indústria em Santa Cruz