
Grasiel Grasel
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Embora máquinas já substituam pessoas em fábricas e outros setores industriais, a tendência é que este não seja um problema para os fumicultores. De acordo com Romeu Schneider, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Fumo, perder sua posição para uma máquina não é um risco que o produtor de tabaco corre, pois, segundo ele, a tecnologia tende a ajudar na agilização do trabalho e evita problemas como o retrabalho, mas “o olho e conhecimento do produtor fazem uma diferença muito grande, principalmente no momento da colheita, onde a maturidade da folha representa muito para a qualidade do produto final”.
Embora a produção de tabaco tenha sido satisfatória para o setor que, segundo a Afubra, chegou a 320.788 toneladas de fumo vendidas, a constante diminuição na demanda por cigarros a nível mundial acende um sinal amarelo na exportação, que corresponde anualmente a proporções que variam entre 85 a 90% do que o Brasil produz. As diversas campanhas pela conscientização dos problemas de saúde atrelados ao tabagismo impactam fortemente as novas gerações, que fumam cada vez menos.
A saída, de acordo com Schneider, não pode ser outra: diminuir a oferta de tabaco, encolhendo a produção para manter um preço atrativo na venda da folha. A estratégia, segundo ele, é acompanhar a baixa da procura por cigarros no volume do plantio, sugerindo a ideia de que “menos é mais”. Na manutenção de uma competitividade internacional, é importante não apenas manter a qualidade da folha, mas também acompanhar essa diminuição na procura de cigarros, o que se traduz em um necessário recuo do plantio para que a oferta acompanhe a demanda.
Pedimos para o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Fumo e Secretário da Afubra deixar uma mensagem aos produtores, pela passagem do seu dia:
É importante o produtor se preocupar com o volume que irá produzir afinal, o consumo está em queda no mundo e, com os novos dispositivos de fumar que estão sendo introduzidos no mercado, isso também ajudará a diminuir a quantidade de produto. Reduzir a oferta é o melhor argumento para aumentar o preço do produto e melhorar a rentabilidade. E viva o dia do produtor de tabaco!














