
Ao comemorar os 149 anos de história, em 27 de julho, o Colégio Mauá entra na contagem regressiva para a comemoração do Sesquicentenário, em 2020. “É uma trajetória que leva a marca da comunidade santa-cruzense, que, graças ao seu empenho e dedicação, construiu uma escola de bases sólidas, que ainda hoje, passados 150 anos, é referência em ensino de qualidade”, destaca o diretor geral, Nestor Raschen. “Alicerçados no trinômio Educação, Cultura e Esporte, oferecemos aos alunos o que vai muito além da sala de aula em atividades culturais e esportivas que descobrem dons e revelam talentos”, frisa.
Essa história teve início em 1870, quando foi fundada a Sociedade Escolar Schulgemeinde e criada a Deutsche Schule (Escola Alemã) que, quatro anos depois, passou a ocupar prédio próprio, atualmente, esquina das Ruas Marechal Floriano e Borges de Medeiros. Em 1922, foram inaugurados os prédios do Internato Masculino na Rua Borges de Medeiros e, logo após, em 1928, o Internato Feminino, mantido pela OASE, é instalado junto à Casa Paroquial. Depois, o ano de 1949 marcou o lançamento do auditório do Colégio Mauá, com a presença do embaixador Osvaldo Aranha, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Museu do Colégio Mauá foi criado em 1966 e o Lar do Estudante, na Rua Cristóvão Colombo, em 1971. Logo, em 1981, o Lar do Estudante passa a ser a nova sede do Colégio Mauá, sendo a pista de atletismo lançada em 1990. O moderno Teatro do Mauá começou as atividades em 2001, bem como a casa de 900m² junto ao colégio, adquirida em 2006 e, onde hoje, as instalações do local são utilizadas para o Turno Integral. Os anos de 2013 e 2015 foram marcados, respectivamente, pela inauguração do segundo Ginásio de Esportes e do novo espaço exclusivo para a Educação Infantil, com salas adaptadas à cada faixa etária e possibilitando o pleno desenvolvimento de seus potenciais, num ambiente lindo e aconchegante. Em 2019, um novo prédio, de quatro andares, foi inaugurado para abrigar o Ensino Fundamental.














