Everson Boeck
[email protected]
Ao final da apuração das 35 urnas distribuídas nos 15 municípios que compõem o 18° Núcleo do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato), foi aclamado como o diretor para a próxima gestão o representante da chapa 2, Renato Aldo Müller. Ele concorria com a atual diretora, Miriam Neumann Trindade, que buscava uma reeleição pela chapa 1. Os dois já haviam disputado a direção em 2011, quando Miriam obteve vitória. Este ano o pleito durou dois dias, 10 e 11 de junho, onde a chapa 2, encabeçada por Müller, obteve 737 votos, contra 608 chapa 1.
Conforme o presidente da comissão eleitoral do 18° Núcleo do Cpers/Sindicato, Erno João Kuhn, cerca de três mil professores associados à entidade estavam aptos a votar. O pleito encerrou na quinta-feira, às 22 horas, nas escolas com turno à noite e no final do expediente à tarde para aquelas com horário apenas diurno. Na região do núcleo, o processo eleitoral registrou a participação de 1.382 eleitores.
Projetos do novo diretor
Em entrevista ao Riovale Jornal, o recém-eleito diretor do 18° núcleo do Cpers/Sindicato disse estar satisfeito com a forma como o processo ocorreu. “Foi um ato democrático que transcorreu tranquilamente. Nossa nominata foi bem composta, plural e bem distribuída nos municípios. Agradecemos a todos os envolvidos e que contribuíram para nossa vitória. Deixamos também nosso respeito e agradecimento à conduta, inclusive, dos adversários que, uma vez terminado o pleito, são nossos colegas. Queremos trabalhar em conjunto com todos para que tenhamos vitória em nossas lutas”, assegura.
Um dos projetos que Müller pretende desenvolver de imediato é o reforço da representatividade dos profissionais. “Acreditamos que é preciso preencher uma lacuna. Na nossa avaliação houve falha na representatividade. Queremos que cada escola tenha um representante participando ativamente das atividades do sindicato e, para isso, é fundamental que ele tenha contato direto com o representante do seu município no 18° Núcleo”, frisa.
Em relação à implementação da Lei do Piso, Renato acredita que a categoria estava desmobilizada e garante que a nova gestão fará frente a qualquer governo que tentar prejudicá-la. “É preciso que a participação dos profissionais seja muito maior. Não adianta chegar à frente do Piratini com apenas 800 pessoas, por exemplo. Nossa categoria possui milhares de profissionais! Temos que fazer um bom enfrentamento para obter respeito do governo. Além disso, uma das falhas que nos prejudicou foi não ter feito um calendário – que foi aprovado em uma assembleia no início de 2011, mas que, na prática, não aconteceu. Todos os profissionais querem o piso, então eles têm que sair às ruas e dizer isto”, sinaliza.
Direção Central
Em todos os 42 núcleos e na Capital, o processo eleitoral que está definindo a nova gestão do Cpers/Sindicato à Direção Central e nos núcleos ocorreu com urnas fixas e itinerantes. Puderam participar do pleito os sócios que tenham ingressado na entidade até 10 de abril de 2014 ou tenham reingressado até 11 de março deste ano e em dia com a Tesouraria. Para o Triênio 2014/2017 disputam à Direção Central Rejane de Oliveira, Neida Porfílio de Oliveira, Helenir Oliveira e Katiana Pinto; elas são candidatas, respectivamente, a presidente pelas chapas 1 – Sou Mais Cpers, 2 – Cpers Unido e Forte, 3 – Romper as Amarras para Mobilizar o Cpers, e 4 – Construção Pela Base. Conforme a assessoria de imprensa do Cpers/Sindicato, a previsão é que a chapa vencedora na corrida à Direção Central seja conhecida no início da próxima semana.
Etapas da eleição
A primeira Etapa – 10 e 11 de junho – é destinada às eleições para a Diretoria Central e Diretorias dos Núcleos. Na segunda – 20 dias após a promulgação do resultado final da primeira etapa – será feita a eleição para: Representantes 1/1000; Representantes Estaduais dos Aposentados; e Representantes Municipais.
O Estatuto do Sindicato, em seu artigo 43, prevê a realização de segundo turno no caso de nenhuma das chapas obter mais que 35% dos votos válidos. Um eventual segundo turno será disputado pelas duas chapas mais bem votadas. Ainda não há data prevista para as posses dos eleitos.
Conheça os vencedores – Chapa 2
Diretor: Renato Aldo Müller
Vice: Neusa Maria Stoelben
Secretária: Helena Maria Etges
Tesoureira: Hilário Wasen
Diretores: Elisangela Mees, Laudemiro da Cunha Trindade, Maria Aparecida Medeiros, Neusa da Rosa Silva, Rosângela Rosa da Rosa.
Everson Boeck
Renato, candidato à direção do 18° núcleo pela chapa 2, foi eleito com 737 votos














