Foto Daiane Kalsing
Curso de Gastronomia proporciona aulas práticas nos próprios laboratórios
O Superior de Tecnologia em Gastronomia, uma das 30 opções de cursos oferecidos no vestibular de inverno da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que será realizado amanhã, 14 de junho, oferece 80 vagas anuais desde 2007 e já colocou no mercado mais de 100 profissionais. Entre eles estão Sandra Pauczinski do Nascimento e Silva e Silvia Schmitt.
Chef de cozinha e sócia-proprietária dos restaurantes Panela de Barro e Parrilla La Campana, ambos em Santa Cruz do Sul, Sandra exerce a profissão há seis anos. Ela admite estar feliz e realizada com sua escolha, pois a graduação feita na Unisc possibilitou que tivesse um entendimento geral sobre a área da gastronomia. “Hoje em dia, a profissão do gastrônomo vai muito além da cozinha ou da arte de cozinhar. No curso, além da parte teórica, também tive informações sobre operação e administração de restaurante, e com a prática aprendi a definir e preparar cardápios a la carte, buffet e eventos, assim como tratar o público com hospitalidade”, conta.
Atuando em dois restaurantes, Sandra incentiva os estudantes a desempenharem atividades operacionais de estágios curriculares e extracurriculares desenvolvidos em parceria com o curso de Gastronomia. Já o interesse de Silvia pela área gastronômica surgiu ao cursar Turismo, em Santa Maria. Por meio do estágio obrigatório da disciplina de Alimentos e Bebidas, a identificação com o curso se manifestou.
“Em 2011, fui convidada para estagiar no restaurante Panela de Barro como garçonete e, no ano seguinte, para trabalhar como supervisora. Com o passar do tempo, me tornei gerente do local, no qual permaneço até hoje”, relata. Assim como Sandra, Silvia afirma que o curso não abrange somente o ato de cozinhar, mas também o de gerenciar e administrar. “O aprendizado se inicia na faculdade, mas para ter sucesso, o aluno precisa ir atrás de informações, buscar estágios e muita leitura, pois o curso não se resume apenas ao meio acadêmico”, ressalta.
Com duração de seis semestres, o Superior de Tecnologia em Gastronomia da Unisc tem como principal objetivo formar profissionais especializados, criativos e empreendedores para os diversos segmentos da gastronomia e culinária, além de preparar profissionais especializados em cozinhas regionais, específicas ou internacionais. O curso ainda oferece laboratórios próprios de cozinha quente e fria, padaria, confeitaria e bebidas e um restaurante didático, onde são realizadas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.














