Início Educação Enem: abstenção fica acima da média nacional em Santa Cruz

Enem: abstenção fica acima da média nacional em Santa Cruz

Everson Boeck
[email protected]

Os dois dias de prova do maior exame público do Brasil – o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – chamaram a atenção pelo número de ausentes. As provas realizadas no sábado e domingo, 8 e 9 de novembro, registram 4.677 ausentes nos dois dias em Santa Cruz do Sul. No primeiro dia faltaram 2.257 participantes e, no segundo, 2.420. Ao todo, no município 7.184 pessoas estavam aptas a realizar o exame, que é o segundo maior do mundo – o primeiro é desenvolvido pela China.
Em nível nacional, o Enem teve 28,64% de abstenção este ano, o que equivale a 2,4 milhões de candidatos. Mais 1.519 foram eliminados por desrespeitarem as regras do exame. Desses, 236 foram eliminados por uso indevido de celulares. O balanço foi divulgado na noite de domingo pelo ministro da Educação, Henrique Paim. Na análise dele, a aplicação transcorreu com “tranquilidade, o que mostra que chegamos a um momento de consolidação desse processo”. O exame foi aplicado em 1,7 mil municípios. Em Santa Cruz do Sul a abstenção foi de 32,5%.

ELIMINAÇÕES

De acordo com Paim, no ano passado, a taxa de abstenção alcançou 29,7%, e as eliminações chegaram a 1,5 mil, sendo 47 por uso indevido de celular. Os números desse ano, conforme o ministro, ainda podem aumentar com a análise das atas de cada local de prova. “Nós vamos continuar ampliando o processo e o rigor para que qualquer tipo de perturbação e fraude seja coibido”, enfatizou destacando que podem ser adotadas medidas ainda mais duras a fim de evitar abstenções e eliminações, principalmente para reincidentes.
Em Santa Cruz do Sul houve uma eliminação de um participante que realizava o exame no Bloco 35 da Universidade de Santa Cruz do Sul. Ele portava dois celulares e entregou apenas um para ser armazenado na embalagem porta-objetos que permanece lacrada até o final do exame. Durante a prova o outro aparelho tocou. Em 2013 foi realizada uma pesquisa pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) – realizou uma consultoria em diversos municípios do Brasil para analisar o motivo das abstenções. A maioria dos participantes alegou que problemas de saúde foram os motivadores das faltas. Em 2014 outra consultoria deve ser realizada.

RESULTADOS ENEM

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte (12 de novembro de 2014) ao de realização das últimas provas. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2014, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha. A prova garante uma série de vantagens como a possibilidade de adquirir um Financiamento Estudantil (Fies), bolsa no Programa Universidade para Todos (Prouni) ou ainda ingresso em Universidades Federais.

Everson Boeck

Participantes do Enem verificando locais de suas provas no primeiro dia