Início Educação Efasc inaugura nova sede

Efasc inaugura nova sede

Ato simbólico declarou como inauguradas as novas estruturas

Grasiel Grasel
[email protected]

A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) está de casa nova. A sede, que agora pertence à instituição, fica localizada em Alto Linha Santa Cruz, na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, 4016. A inauguração aconteceu na tarde da última sexta-feira, dia 27, e contou com a presença de egressos, pais e alunos, bem como diversos representantes de entidades do setor agrícola e deputados federais e estaduais. Desde sua fundação, em 2009, a Efasc ocupava uma área pertencente ao Seminário São João Batista.
Agora localizada na Granja Municipal, a nova sede contou com cerca de R$ 1.350.000 em investimentos que vêm sendo aplicados desde 2015, em uma área de 17,4 hectares que fica à disposição dos alunos para desenvolvimento de projetos e práticas agrícolas. Dentro deste espaço, 1.270 metros quadrados de área construída abrigam as estruturas da escola.
São 110 jovens que poderão desfrutar do novo espaço, contando com o apoio dos 15 funcionários da instituição. Adair Pozzebon é secretário executivo da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), membro da coordenação da Efasc e era professor já em 2009. De acordo com ele, o sonho da sede própria vinha desde os primeiros passos do planejamento da escola e agora ele se torna realidade. “Aqui tudo foi estruturado e planejado de acordo com as demandas da escola. O espaço agrícola fornece uma área mais ampla de cultivo para termos uma educação mais qualificada para essa juventude”, diz.
Pozzebon destaca a necessidade dos investimentos na Efasc não pararem, pois, a educação no campo seria um incentivo para que o jovem permaneça na propriedade rural da família. “A EFA vem mostrando que não tem problema nós termos alguém com mestrado ou doutorado de universidade pegando na enxada e trabalhando na roça. É isso que nós defendemos, porque agricultura é lugar de conhecimento”, afirma. Segundo ele, não existem limites para o conhecimento no campo e o objetivo das escolas família agrícola é justamente mostrar que agricultura e educação devem caminhar juntas.
Os investimentos de cerca de R$ 1.350.000 são provenientes de recursos economizados ao longo dos 10 anos de existência da Efasc e também de parcerias levantadas pela Agefa, como a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, o Sicredi Vale do Rio Pardo, a Japan Tobacco International (JTI), a Philip Morris, a Fundação Banco do Brasil pelo Projeto Ecoforte e o Instituto Cultural Padre Josimo.