Início Sem categoria Reciclando arte livre

Reciclando arte livre

Cristiano Silva
[email protected]

Rolf Steinhaus

Projeto de Natasha Cremonese alia conscientização ambiental com produção artística

Buscar reciclar o lixo é uma tarefa que todas as pessoas, visando um mundo melhor, deveriam fazer. As vantagens que essa prática traz são inúmeras, como a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis ou a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final.
O projeto Arte Livre, criado por Natasha Cremonese, não só visa a reciclagem como aproveita para transformá-la em arte. O objetivo é a conscientização sobre o lixo e a liberdade de expressar-se através da arte.“A ideia foi surgiu um ano atrásem um grupo de amigos. Percebemos que poderíamos fazer um projeto, que mais tarde segui sozinha, dentro de uma iniciativa de que precisamos reutilizar o lixo em forma de arte”, revela a criadora do projeto.
“Busco com o meu projeto lembrar as pessoas que nós precisamos nos conscientizar de que devemos separar o suposto material que nomeiam lixo, e que devemos reutilizar. Além disso, busco passar que temos que nos expressar, e que a arte é uma forma de expressão” expõe Natasha.
A reciclagem e o conhecimento da artista em produzir objetos e materiais vêm de longa data: “Algumas coisas eu já sabia fazer, como trabalhar em madeira que meu avô me ensinou, marcenaria aprendi na escola, cultivar e cuidar das coisas minha avó me ensinou, leio bastante em livros dentro do assunto na oficina, buscando informações e reinventar as coisas também”, comenta.
Dessa forma, Natasha produzo filtrosdos sonhos, pinturas em qualquer tipo de material, vasos de flores, armários, decoração, malabares com tecido e com cano de PVC, mosaicos, reutilização do material orgânico, desenho em roupa, todos esses trabalhos somente com material reciclado. Ela revela que vê a sociedade com uma visão errada sobre a arte de rua: “É muito fácil as pessoas prestarem atenção na arte pronta, os artistas de rua mesmo ficam muito excluídos, artesão, malabaristase outras pessoas que visam a arte, são vistos pela sociedade com uma visão feia e errada. Precisamos abrir os horizonte, por que nos tornamos pequenos em não mostrar o que fazemos”.

Rolf Steinhaus

O filtro dos sonhos é um dos trabalhos que são produzimos na oficina do projeto,
que fica localizada na Rua João Werlang, nº 685, bairro Margarida

NATUREZA

O projeto, artístico ambiental, de acordo com Natasha Cremonese, visa fazer algo pela natureza, tanto quanto ela faz pela humanidade: “O meu projeto se chama ‘Arte Livre’ pelo fato de que o único momento em que posso me sentir menos privada é fazendo a minha arte. Há muitas maneiras de nos ajudarmos, de nos unirmos, e termos ação, porque hoje em dia temos que deixar de lado a maneira linear de usar as coisas”, comenta.
“Eu necessito fazer algo pra ajudar a natureza, e nós também que fazemos parte dela, pois sabemos que há desigualdade, pobreza, doenças, falta de educação, saúde precária, mas também precisamos lembrar do planeta que é o lugar onde estamos. Proponho fazer este projeto para que haja união de voluntários, que queiram pelo menos separar o suposto lixo em casa, e os que podem e querem aprender a fazer algo para reutilização de materiais não orgânicos e também para as pessoas que querem divulgar sua arte, buscando ajudar de alguma forma o universo do qual fizemos parte” revela Natasha.
Para entrar em contato, seja para ter aula, buscar informações, ou mesmo conversar sobre arte,basta acessar a página do Projeto Arte Livre noFaceboo. O contato pode ser por e-mail [email protected], pelo fone (51) 9641-4970 ou indo até a oficina, que fica na Rua João Werlang, nº 685, bairro Margarida.

Rolf Steinhaus

Natasha Cremonese criou o projeto “Arte Livre”, que visa a conscientização
do lixo, buscando a produção de arte