Cristiano Silva
[email protected]
Cristiano Silva

“FEPAM: raízes, trincheira e farol” terá sessão de autógrafos
no próximo dia 5 de junho em Porto Alegre

“FEPAM: raízes, trincheira e farol” terá sessão de autógrafos
no próximo dia 5 de junho em Porto Alegre
Buscando entender e explanar a diversidade do trabalho exercido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), vislumbrando seu futuro, José Alberto Wenzel, ex-prefeito de Santa Cruz do Sul, está lançado o seu mais novo livro: “FEPAM: raízes, trincheira e farol”.
A obra, enriquecida por valiosos depoimentos de seus colaboradores, soma-se criticamente aos esforços de reposicionamento integrador da FEPAM, órgão que abriga a resistência ao desenvolvimento inconsequente e se constitui em farol de possibilidades ambientalmente aceitáveis.
“A FEPAM historicamente tem sido incompreendida em muitas ocasiões. Convivi com isto muito de perto quando fui secretário de Estado do Meio Ambiente (2003/2004) e como funcionário de carreira da FEPAM. Me senti desafiado a contar a trajetória da FEPAM, desde suas origens aos dias atuais, para que a sociedade pudesse avaliar com mais cuidado o compromisso do órgão com a preservação ambiental gaúcha” destacou Wenzel.
ALÉM DA HISTÓRIA
Ainda segundo o autor, para entender o que move a FEPAM e qual sua real função era necessário que se buscasse suas vertentes bem antes de sua própria instalação em junho de 1990. Assim Wenzel pesquisou a história ambiental gaúcha desde 1900 ao ano de 2013. O texto trata da trajetória da gestão pública ambiental que, no livro, foi dividido em três períodos: sanitarista, licenciatório e integrador.
O livro, segundo Wenzel, vai além da história da FEPAM, uma vez que mergulha nas vertentes que permitiram a performance do órgão ambiental.
“O ideal da proposta é que lutar pelo meio ambiente não é tarefa exclusiva dos órgãos ambientais, sejam estaduais, federais ou municipais, mas sim da coletividade e individualidade de cada cidadão. Deixamos também claro que nem sempre esta luta é confortável, exigindo desprendimento e sensibilidade emocional com o ambiente, mesmo que muitas vezes não sejamos compreendidos” finalizou José Alberto Wenzel. A apresentação e sessão de autógrafos do livro “FEPAM: raízes, trincheira e farol” será no dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), a partir das 9h30, no 15º andar do Edifício União (Av. Borges de Medeiros, 261), no centro histórico de Porto Alegre.














