Início Geral Valeu, Periquito! Avenida sobe para a Primeira Divisão

Valeu, Periquito! Avenida sobe para a Primeira Divisão

Júlio Mello


Avenida celebra seu retorno à Série A: parabéns aos alviverdes!
 
O Avenida e o futebol de Santa Cruz do Sul estão de volta à Primeira Divisão. Neste domingo à tarde, com um clima típico de inverno, o Periquito conquistou o título do segundo turno da Divisão de Acesso, em Frederico Westphalen. Foi mais uma bela jornada do Avenida como visitante na temporada de 2014. Mais do que isso, foi a consagração do trabalho do técnico Tonho Gil e do plantel avenidense. Em 2015, o Periquito vai jogar a Série A do Campeonato Gaúcho. Neste domingo, empatou com o União Frederiquense em 1 a 1 e é o campeão do segundo turno, após ter vencido por 1 a 0 nos Eucaliptos.
Agora, o Avenida vai disputar o título da Divisão de Acesso contra o campeão do primeiro turno, o Ypiranga de Erechim, que também tem vaga na Primeira Divisão. Ao União, resta a possibilidade da terceira e última vaga. O time de Frederico Westphalen vai decidir contra o Brasil de Farroupilha, vice-campeão do primeiro turno. O que mais importa, para Santa Cruz, é que o Avenida, o Periquito, vai para a Série A. Valeu, Avenida! Parabéns aos alviverdes!
 
O JOGO
 
Logo aos 15 segundos de jogo, Paulinho Macaíba apareceu na cara do gol, mas o goleiro do Avenida, Vanderlei, fez uma grande defesa. Aos 11 minutos do primeiro tempo, novamente Paulinho Macaíba chutou a gol quando não havia mais goleiro, mas a defesa afastou. A terceira grande chance do União foi aos 22min, quando, de fora da área, Diego Miranda chutou forte e Vanderlei espalmou em outra defesa extraordinária. Enquanto isso, a neblina tomava conta do campo, num dia chuvoso em Frederico Westphalen.
Aos 31min, o Avenida respondeu às investidas do União. Alexandre deu um chutaço de fora da área, e o goleiro Lúcio espalmou. Um minuto depois, o Periquito abria as portas da Primeira Divisão. Alexandre cruzou da esquerda e o centroavante Dinei mergulhou para cabecear ao gol: 1 a 0 para o alviverde de Santa Cruz. Assim, o time de Frederico Westphalen precisava marcar três gols para ser campeão do segundo turno. Mas, do jeito que o Avenida administrava o jogo, tudo indicava que o Periquito ficaria com o título do turno e a vaga na Série A. Em termos de marcação, a equipe de Tonho Gil mostrava segurança. E o meio-campo, com a ótima presença de Miro Bahia, segurava a bola quando era necessário.
O União só voltou a ameaçar aos 11min do segundo tempo, quando Paulinho Macaíba chutou da entrada da área, e a bola passou perto da trave. Aos 22min, numa cobrança de falta, Lucas Viana chutou rasteiro e deixou tudo igual: 1 a 1. Depois, o União colocou maior pressão, como era esperado. Aos 26min, Jésum cabeceou dentro da área e acertou a trave do Avenida. O time santa-cruzense resistia bravamente, em mais uma jornada de superação.
Aos 39min, o zagueiro Sérgio Rafael deu um carrinho muito forte e foi expulso. O Avenida ficava com um jogador a menos. Aos 40min, Jésum cabeceou mais uma vez, e a bola foi pra fora. Era uma das últimas investidas do União, que precisava de mais dois gols para ficar com a vaga na Série A. Aos 46min, Rogério cabeceou por cima do gol, na pequena área, perdendo a última chance do União. Depois de tanta pressão, o Avenida festeja o título do segundo turno e está na Série A. Periquito campeão!