LUANA CIECELSKI
[email protected]
Diz a sabedoria popular que para ser completa, uma pessoa precisa plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Aos 18 anos, a santa-cruzense Eduarda Bringmann pode não ter tido a oportunidade de plantar uma árvore ou ter um filho, por ser ainda tão jovem, mas ela se completa duplamente no quesito livro. Isso porque a jovem estará lançando dentro de um mês – no dia 2 de setembro – “O Portal de Hades”, seu segundo livro e primeiro romance. O evento está marcado para acontecer na Casa de Artes Regina Simonis, das 16h30 às 21 horas. Em entrevista ao ‘Riovale Jornal’ ela falou um pouco sobre o lançamento, seus livros e seus projetos. Confira.
ENTREVISTA
‘Riovale’: Do que se trata o livro que tu estás lançando?
Eduarda: Esse é o meu primeiro romance e é pra ser o primeiro livro de uma trilogia, então ele tem uma continuação e é do gênero suspense. É sobre uma menina que mora em Budapeste – eu escolhi Budapeste porque eu acho muito cultural, pesquisei bastante sobre a cidade – e ela é a filha do meio de uma família muito religiosa. Então há ela, que se chama Emma e é a filha do meio e protagonista, uma irmã mais velha e uma irmã mais nova. Como essa família é muito religiosa, até mesmo muito abusiva com essas meninas, a irmã mais velha, quando completa 18 anos, resolve sair de casa. E a Emma se sente atordoada, entra numa depressão. O livro então relata a vida dela na escola, até que ela resolve sair com a irmã mais nova para procurar a irmã mais velha, para que elas possam sair de casa também. Nesse meio tempo ela descobre que essa irmã mais velha está morta e começa a encontrar pistas como um bilhete em um casaco, que a levam até uma cabana. Nessa cabana ela acaba abrindo os seis portais do inferno na busca por um contato com a irmã.
‘Riovale’: Como tu construíste essa história? Teve alguma inspiração? Como surgiu a ideia?
Eduarda: Eu nunca sei como explicar isso, porque eu estava sentada na minha cama escrevendo alguns contos – meu primeiro livro é de contos – quando me veio esse roteiro na cabeça. Foi basicamente isso. Depois eu fui dando uma modificada e cheguei nessa história que está sendo lançada.
‘Riovale’: Quanto tempo levou esse processo de escrita? Por quanto tempo tu trabalhou no livro?
Eduarda: Uns oito meses mais ou menos.
‘Riovale’: Bom, tu está lançando esse teu primeiro romance e tem também um outro livro de contos. Desde quando tu escreve?
Eduarda: Eu comecei a escrever mais ou menos por 2012 e 2013. E o ‘Contos Enigmáticos’ eu comecei a escrever por 2014 e em 2015 lancei ele.
‘Riovale’: E além de escrever, tu tens alguma outra atividade ou tu te dedicas apenas aos livros?
Eduarda: Não, eu ‘tô” finalizando o Ensino Médio agora e além de escrever para o livro eu também estou estudando para o vestibular (de Medicina), porque quero tentar entrar em uma (Universidade) Federal. Mas eu também tenho trabalhado para voltar a colocar em prática um projeto que já realizei em escolas com o Contos Enigmáticos, que era de palestras. Eu fui no Dom Alberto e na Felipe Jacobs, além de algumas escolas de Vera Cruz. Eu tinha como objetivo incentivar as crianças a lerem.

‘Riovale’: E além dessa trilogia que tu estás escrevendo, tu já tens em mente alguma outra história ou publicação?
Eduarda: Eu penso sim. Eu montei todo um cronograma caseiro para o Enem e se eu conseguir ter sucesso, eu pensei em escrever algo em cima disso pra poder compartilhar, principalmente com as pessoas que não tem renda para cursinho. E por enquanto é isso. Eu vou seguir no terror e no suspense, porque é o que eu gosto.
‘Riovale’: E o lançamento do “O Portal de Hades” é agora em setembro. Quais são as tuas expectativas?
Eduarda: ‘Tô” bem ansiosa. “Tô” esperando um número bom de pessoas, principalmente dos alunos para quem eu dei as palestras. Teve uma menina de Vera Cruz que entrou em contato comigo perguntando se não tinha como adquirir o livro antecipadamente porque eles estão muito ansiosos. Além disso o evento será aberto ao público e não é necessário comprar o livro. Se quiser ir até lá pra conversar já será bem bacana.
‘Riovale’: E pra finalizar, queria que tu, uma escritora tão nova que já tem dois livros lançados, deixasse uma mensagem para outras pessoas, especialmente jovens como tu, e que têm vontade de escrever também. Que dica tu deixas para eles?
Eduarda: Eu acho que o maior segredo é tu confiar em ti mesmo porque assim tu vai conseguir ter uma escrita melhor. Além disso, sempre se atualizar com leituras é importante. E quando finalizar o livro acho que tu sempre deve tentar mandar para vários editores. Acho que é muito válido buscar um patrocínio, uma ajuda regional. Mas o mais importante é tu não desistir.














