
Sara Rohde
[email protected]
O gosto pela música já vem desde a adolescência, afirmou Eduardo Patta, vocalista, guitarrista e compositor da Cientista Bleach, e assim iniciou a vontade de viver da arte. Inicialmente o baixo era o instrumento de vivência do artista que fazia parte de uma outra banda, a qual teve a oportunidade de aprender a compor. Mas, como nem tudo são flores, a banda teve fim, porém, o sonho de viver da música não acabou por ali.
“A Cientista Bleach é um sonho de anos de luta, de foco, persistência, de querer viver de música”, disse Patta. E assim seguiram os planos do artista que veio de Sobradinho para viver em Santa Cruz do Sul com um objetivo: mostrar a arte da banda ao lado dos colegas Jeancarlo Leismann (tecladista, baixista e vocalista) e Jardel Ellwanger (baterista e vocalista).
Os integrantes da Cientista Bleach, que completa 5 anos de formação em 2019, estão focados na composição, no prazer de fazer arte, tendo a música como forma de expressão. “Carregamos os nossos refrãos na mochila. A formação compactada no trio com guitarra, teclas e bateria proporciona um som original. As particularidades nas adaptações do formato torna o som provocante somado a três vozes, fechando o quarto elemento com harmonia vocal”, descreve a biografia da banda.
Conforme Patta o tempo de experiência com a música foi essencial para os integrantes descobrirem os caminhos de como compor, para quem compor, qual estrada pegar para chegar onde queriam, como mostrar os trabalhos.
O último single intitulado ‘Presidenciáveis’, produzido em época de eleições e lançado no mês passado, fala sobre política, sobre os candidatos que estavam em campanha. A música retrata a corrupção e o que pode ser feito para melhorar. Mas, o foco da banda é lançar mais cinco faixas, “estamos com cinco sons produzidos, prontos para serem gravados, vamos mixá-los e lançaremos em breve. A ideia é compactá-los com as músicas do EP em um disco só”, explicou.
A Cientista Bleach conta com o EP ‘Seu melhor Amigo’, produzido no Estúdio Boca de Sons, juntamente do Alison Knak na guitarra e violão. O EP com cinco faixas sendo elas, ‘Caminho’, ‘Soul de Ninguém’, ‘Seu Melhor Amigo’, ‘Talvez um Blues’ e ‘Inglesinha’, tem participações de Leandro Benites na bateria e Carlos Tomasi e Fernando Kipper no baixo. As canções falam bastante de amor, de fatos e acasos do dia a dia e da arte de viver. “Há influências dos Beatles, Doors, do rock gaúcho, TNT, Cascavelletes, Cachorro Grande, Vera Loca, até as mais antigas como Bixo da Seda, Bandalheira”. São canções com um pouco de rock pop, algumas levadas de soul, blues e jazz, uma raiz rica da música, salientou o integrante.
Muito mais que uma banda
A Cientista Bleach, além de mostrar tamanha cultura em música, também realiza outros trabalhos, como a Oficina da Música Sol Maior, uma produtora artística, estúdio e escola de música. A Sol Maior oferece aulas práticas e teóricas de violão, guitarra, contrabaixo, teclado, bateria e técnicas vocais. O estúdio produz e grava jingles, spots comerciais, e, ainda disponibiliza locação para ensaios e gravações de áudio em geral, além, de trabalhar com produções artísticas, produções de eventos e sonorizações em palestras, aniversários, formaturas, casamentos, eventos empresariais, festas e shows.
Pequenos Gigantes
Os integrantes da Cientista Bleach têm o grupo infantil Pequenos Gigantes, focado no resgate das músicas antigas, que falam de educação, saúde, músicas que somam na infância. São os mesmos integrantes, mas, com outro figurino, outro nome e outro repertório. “Estamos com show em cartaz chamado ‘Musicando a Infância’, que tem o intuito de despertar na criança a musicalidade”. Conforme Patta, após os shows infantis, as crianças procuram a música e ficam com vontade de criar a arte, “a música transforma a vida de uma criança, é um legado muito grande, por isso vamos às escolas incentivá-las”. O grupo Pequenos Gigantes está aberto para shows e as escolas interessas em contratar o trabalho podem entrar em contato com os integrantes.
Contato: celular e whats (51) 9 9671 7578
Email: [email protected]
[email protected]
Site: www.cientistableach.com.br














