
Sara Rohde
[email protected]
O Festival Santa Cruz de Cinema anunciou na última quinta-feira, 8, no Proeza Beer, os filmes selecionadas que concorrem durante o evento audiovisual a ser realizado entre os dias 21 e 25 de outubro. Para a Mostra Competitiva Nacional foram inscritos 614 filmes, sendo 76 a mais que no ano passado que contou com 538 inscrições. Dos 21 estados brasileiros, São Paulo foi o que mais teve inscrições, com 149 filmes. A Mostra Competitiva Nacional contará com a exibição de 18 obras oriundas do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. Já a Mostra Olhares Daqui contará com a participação de cinco filmes criados por estudantes de Produção em Mídia Audiovisual do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento ainda apresentará o filme vencedor do projeto Minha História dá um Filme, concurso literário promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEE), em parceria com a A4 Agência Experimental da Comunicação Social da Unisc. O objetivo é promover a liberdade de expressão artística de alunos matriculados no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Santa Cruz do Sul. Os estudantes que desejam participar devem produzir histórias com o tema “Histórias de vida: memórias do lugar onde eu vivo”. Conforme o coordenador do projeto, Diego Weigelt, a história vencedora será adaptada para a mídia audiovisual e exibida durante o festival no dia 21 de outubro. As inscrições seguem até o dia 16 de agosto, próxima sexta-feira, no site http://hipermidia.unisc.br/portal/minha-vida-da-um-filme-regulamento/. A premiação do Festival Santa Cruz de Cinema dará o troféu Tipuana às categorias de Melhor Filme, Filme pelo Júri Popular, Filme Gaúcho, Ator, Atriz, Direção, Fotografia, Direção de Arte, Roteiro, Montagem, Trilha Sonora e Desenho de Som. O evento realizado através do Sesc/RS, Unisc e Pé de Coelho Filmes, com o patrocínio da JTI, acontece no Auditório Central da Unisc e terá como homenageado nesta edição o cineasta Jorge Furtado, diretor roteirista gaúcho, um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre.
Filmes vencedores em 2018 Na noite de ontem ocorreu a mostra gratuita dos filmes vencedores da primeira edição do evento. Foram exibidos os filmes: O Vestido de Myriam (melhor filme, melhor ator, melhor direção de arte e melhor roteiro); Um Corpo Feminino (melhor filme gaúcho e melhor montagem); O quebra-cabeça de Sara (melhor direção); Telentrega (melhor direção de fotografia e melhor desenho de Som); Acúmulo (melhor atriz), Fè Mye Talè (melhor trilha sonora).
Conheça os filmes participantes da Seleção Oficial
A Última Cova, de Armando Fonseca e Raphael Borghi – São Paulo/SP
Amor aos Vinte Anos, de Felipe Arrojo Poroger e Toti Loureiro – São Paulo/SP
Amor, só de Mãe, de Julia Hannud e Catharina Scarpellini – São Paulo/SP
Aulas que Matei, de Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia – Brasília/DF Budapest_v4_FINAL2, de Gabriel Motta – Porto Alegre/RS
Depois da Meia Noite, de Mirela Kruel – Caxias do Sul/RS
Dia de Mudança, de Boca Migotto – Porto Alegre/RS
Êles, de Roberto Burd – Porto Alegre/RS Endotermia, de Emiliano Cunha – Porto Alegre/RS
Eu, Minha Mãe e Wallace, de Irmãos Carvalho – Rio de Janeiro/RJ
Lembra, de Leonardo Martinelli Rio de Janeiro/RJ Libertai, de Bill Szilagyi – Barueri/SP
Magalhães, de Lucas Lazarini – Campinas/SP
Mulher LTDA, de Taisa Ennes – Porto Alegre/RS
Nova Iorque, de Leo Tabosa – Recife/PE
Riscados Pela Memória, de Alex Vidigal – Brasília/DF
Teoria Sobre um Planeta Estranho, de Marco Antonio Pereira – Cordisburgo/MG
Vigia, de João Victor Borges – Rio de Janeiro/RJ
Filmes participantes Mostra Olhares Daqui
Itapema, de William Meurer – Santa Cruz do Sul/RS
Máquina de Café em Dia de Fúria, de Douglas Martins – Santa Cruz do Sul/RS
O Bilhete Premiado, de Victor Castilhos – Santa Cruz do Sul/RS
Terrorismo Lírico, de Jonatan Pacheco – Santa Cruz do Sul/RS
Uma Estrela na Palma da Mão, de Vanessa Garcia – Santa Cruz do Sul/RS














