
Grasiel Grasel
[email protected]
A noite desta segunda-feira, dia 9, foi de muita arte e boa ação no Shopping Santa Cruz. Alunos do curso de Produção em Mídia Audiovisual (PMA) da Unisc tiveram a oportunidade de exibir no Cine Santa Cruz seus trabalhos no Cine Santa Cruz. Pelo acesso à sessão do Cine Universitário, cobraram 1kg de alimento não perecível, o que rendeu 121kg de doações à Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame).
A sala em que as três produções dos alunos foram exibidas ficou completamente lotada, tendo até mesmo pessoas sentadas em cadeiras e no chão, no corredor entre as poltronas. De acordo com a administradora do cinema, Cristchie Bechert, a oportunidade serviu como uma espécie de teste, para avaliar a possibilidade de acolher novos eventos beneficentes como este, organizados por estudantes.
Cristchie conta que abraçou a ideia ao perceber que esta seria uma oportunidade de fazer uma boa ação e realizar um sonho que qualquer cineasta em início de carreira tem: ver o seu filme na telona, em uma sala de cinema. “A ideia é dar uma oportunidade pro pessoal da nossa cidade, né? Eu sempre gosto de tentar valorizar o pessoal daqui”, diz ela.
Orientador dos alunos na disciplina de Projeto Experimental, Jair Giacomini explica que a iniciativa partiu dos novos cineastas, sem envolvimento da universidade, no entanto, ele diz reforçar todo semestre a necessidade dos estudantes buscarem formas de divulgar suas produções e destaca a importância de realizar eventos como este especificamente em uma sala de cinema, pela relevância histórica do espaço para a sétima arte.
A satisfação dos ex-alunos, agora formados, era inegável. Victor Castilhos é um dos organizadores do Cine Universitário e codirigiu o curta de ficção “Quando as Cortinas se Fecham” e, de acordo com ele, ver a família, vizinhos e amigos prestigiando o seu trabalho é uma oportunidade ímpar. “Exibir pro público santa-cruzense é ainda mais gratificante porque é a tua gente”, diz ele, adicionando também que pretende incentivar os ex-colegas que ainda estão na graduação a se mobilizarem para repetirem o evento.
As obras exibidas foram o clipe da música “Peles Pretas”, do rapper santa-cruzense Jonatan Pach, produzido por Ricardo Pohlmann, Artur Vlacic e Robsom Samuel; o curta-metragem de ficção “Quando as Cortinas se Fecham”, de Victor Castilhos e Renato Gomes; e o documentário sobre Valquíria Ayres, escritora santa-cruzense, “Uma Estrela na Palma da Mão”, de Vanessa Garcia.














