Amigo de Antônio Carlos Belchior desde os anos 70, o professor emérito da Universidade Federal de Santa Catarina, José Gomes Neto vem a Santa Cruz para lançar a obra “Cancioneiro Belchior”, livro que contém todas as composições de Belchior, neste sábado, dia 26 de outubro, às 20h, no La Campanacom o I Campeonato de costela assada ao fogo de chão e com música ao vivo.
Lançado por Vitelli Publisher de Florianópolis no início de 2019, o livro foi lançado na capital catarinense, bem como em Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte. O lançamento do “Cancioneiro Belchior” estará em Santa Cruz do Sul, Lajeado e Porto Alegre para recordar o aniversário do cantor e compositor Belchior que faria 73 anos em 26 de outubro.
Conforme o professor José Gomes Neto, “a ideia inicial era fazer uma revisão linguística de todas as composições de Belchior, por ele anteriormente gravadas”. O professor acrescenta: “Ocorre que as letras divulgadas nos encartes dos discos e CDs normalmente estavam em desacordo com o original, trazendo no mínimo erros de pontuação, o que causava dificuldade na compreensão do texto. Além do mais este livro é a oportunidade de estabelecer a versão definitiva das letras, muitas vezes alteradas pelos cantores que as gravaram”, adverte.
O livro “Cancioneiro Belchior”, de 281 páginas contém a lista das 134 canções do Belchior, além de uma apresentação do cantor e compositor Jorge Mello, parceiro do Belchior, a relação de todos os discos do Belchior, bem como vários de seus desenhos.
O AUTOR
O professor José Gomes Neto é especialista nas áreas da linguística, folclore, historiografia, literatura e poesia. Autor de “Opivm de Vidro” e “A Sagração da Matéria”, Gomes dirigiu a Associação Catarinense dos Escritores e já ganhou vários prêmios literários. Amigos de Belchior por mais de 40 anos, Gomes Neto prepara um livro com sua vasta correspondência com o cantor o compositor cearense Belchior, que nos intervalos do trabalho artístico o visitava em Florianópolis. Agora, o professor Gomes se dedica a conservar e a publicar o riquíssimo acervo do amigo Belchior.














