Início Sem categoria Professor José Gomes lança livro com as canções de Belchior

Professor José Gomes lança livro com as canções de Belchior

Amigo de Antônio Carlos Belchior desde os anos 70, o professor emérito da Universidade Federal de Santa Catarina, José Gomes Neto vem a Santa Cruz para lançar a obra “Cancioneiro Belchior”, livro que contém todas as composições de Belchior, neste sábado, dia 26 de outubro, às 20h, no La Campanacom o I Campeonato de costela assada ao fogo de chão e com música ao vivo.
Lançado por Vitelli Publisher de Florianópolis no início de 2019, o livro foi lançado na capital catarinense, bem como em Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte. O lançamento do “Cancioneiro Belchior” estará em Santa Cruz do Sul, Lajeado e Porto Alegre para recordar o aniversário do cantor e compositor Belchior que faria 73 anos em 26 de outubro.
Conforme o professor José Gomes Neto, “a ideia inicial era fazer uma revisão linguística de todas as composições de Belchior, por ele anteriormente gravadas”. O professor acrescenta: “Ocorre que as letras divulgadas nos encartes dos discos e CDs normalmente estavam em desacordo com o original, trazendo no mínimo erros de pontuação, o que causava dificuldade na compreensão do texto. Além do mais este livro é a oportunidade de estabelecer a versão definitiva das letras, muitas vezes alteradas pelos cantores que as gravaram”, adverte.
O livro “Cancioneiro Belchior”, de 281 páginas contém a lista das 134 canções do Belchior, além de uma apresentação do cantor e compositor Jorge Mello, parceiro do Belchior, a relação de todos os discos do Belchior, bem como vários de seus desenhos.

O AUTOR
O professor José Gomes Neto é especialista nas áreas da linguística, folclore, historiografia, literatura e poesia. Autor de “Opivm de Vidro” e “A Sagração da Matéria”, Gomes dirigiu a Associação Catarinense dos Escritores e já ganhou vários prêmios literários. Amigos de Belchior por mais de 40 anos, Gomes Neto prepara um livro com sua vasta correspondência com o cantor o compositor cearense Belchior, que nos intervalos do trabalho artístico o visitava em Florianópolis. Agora, o professor Gomes se dedica a conservar e a publicar o riquíssimo acervo do amigo Belchior.