Início Economia Primeiro passo é sair da crise

Primeiro passo é sair da crise

Encontro no Memorial da Unisc foi realizado para debater o futuro do Rio Grande do Sul
 

VAGNER CERENTINI
[email protected]

Em iniciativa da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o encontro realizado na última terça-feira no Memorial da Unisc, foi organizado para debater o futuro do estado. O programa RS 2030 busca, através de reflexões e analises de gestores municipais, técnicos e pesquisadores, ver quais são as perspectivas do RS para o ano de 2030.

Jairo Jorge da Silva, prefeito de Canoas e coordenador geral do Projeto, diz que a intenção não é debater o presente ou o passado, mas o futuro, apontando ideias que possam levar o Estado e municípios gaúchos ao crescimento, à qualidade de vida e ao protagonismo no cenário nacional. 

“Todos os 56 municípios reunidos aqui querem saber quais são as expectativas do RS para os próximos anos”, diz o coordenador. “Vamos ouvir todas as pessoas que se manifestarem entre elas prefeitos, Coredes, e demais entidades”, afirmou. “A ideia é discutir medidas da economia para tentar fazer um RS mais forte”, salientou. 

“Serão realizados 11 encontros para tratar dos mais variados temas, entre eles desenvolvimento, infraestrutura, cidadania e gestão pública”, disse. Ainda em relação às melhorias, da Silva afirma: “O primeiro passo é sairmos da crise, mas nosso foco não é criticar o governador e nenhum líder politico, queremos mesmo é planejar um futuro melhor”. 

Luiz Carlos Folador:

Luiz Carlos Folador, presidente do Famurs, diz que vivemos a maior crise de todos os tempos e por isso que devemos ter um planejamento em longo prazo para que isso não volte a acontecer. “O problema da atualidade é que a receita diminuiu e as despesas aumentaram, gerando um desequilíbrio na economia”, explicou Folador.
Em relação aos temas a serem discutidos, Luiz Carlos diz que a saúde deverá receber bastante atenção. “A área da saúde é a mais delicada”, analisou.

Os resultados desses encontros serão registrados em um livro e um vídeo, a serem encaminhados a todas as instituições, entidades e partidos políticos do estado. O próximo encontro será realizado na cidade de Rosário do Sul, na próxima terça-feira, dia 22.