Início Economia Atuação de um contabilista

Atuação de um contabilista

A globalização e a necessidade de inovações constantes levam os empregadores a contratar pessoas pró-ativas, com senso de responsabilidade e capacidade de se manterem atualizadas diante do caos legislativo que se verifica no país. Portanto, uma profissão na qual o trabalhador deve estar preparado para um mercado que a cada dia sofre com momentos de influência por conta desta cultura globalizada, é a área de contábil. Isto é, num mercado competitivo e atraente como o que vemos no mundo de hoje, a presença de contadores nas empresas, independentemente do porte, é imprescindível. 
Segundo Flávio Peise, que atua na área desde 2004, o gosto pelos números foi o que mais contribuiu na escolha da profissão de contador. “Sempre gostei de números e de ver as coisas dando certo. Na prática é isso que fizemos, ou seja, é uma ciência exata, ou você faz certo ou não está certo –, assim se torna gratificante ver os resultados. Quando optei em fazer faculdade de ciências contábeis, trabalhava com fechamento de caixa, conferencia de valores e isso me interessou a seguir carreira”, disse. 
Hoje Flávio atua diretamente atendendo empresas de pequeno e médio porte, onde é realizada toda a parte de folha de pagamento, prestação de assessoria na tributação e apuração dos impostos devidos por essas empresas, além de serviços ligados a contabilidade como abertura de empresa, alterações de contrato social, cisão, encerramentos, entre outras.
Os profissionais desta área precisam estar preparados para as oportunidades e devem saber lidar com a complexidade do ambiente de negócios. “Como em todas as áreas, a tecnologia está cada vez mais presente na contabilidade e se você não se adequar perde mercado. Por isso, os clientes cada vez mais têm precisado de suportes –, e nós contabilistas precisamos estar preparados para atender”, avalia Flávio. O profissional contador não é mais aquele profissional arcaico, meramente burocrata, o antigamente conhecido “guarda-livros”. O que o mercado exige hoje é um profissional mais arrojado, que deseja aproximar informações e utilidade gerencial para suas organizações.

Divulgação/RJ

Flávio Peise, atua na área de contábil desde 2004