Início Economia Uma fazenda sustentável

Uma fazenda sustentável

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

 

Rafael Sittoni Goelzer palestrou para alunos, egressos e comunidade

Para falar sobre turismo, gestão e ações sustentáveis desenvolvidas na Quinta da Estância, de Viamão, o curso de Turismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) trouxe Rafael Sittoni Goelzer, diretor de relacionamento com o mercado da maior fazenda de turismo rural do Brasil. Foi o primeiro Conversando sobre Turismo de 2016 e teve parceria da Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) e ocorreu na última quinta-feira, na Unisc. 
Segundo Carmen Lúcia de Lima Helfer, Reitora da Unisc, essas oportunidades apresentam na prática o que os alunos aprendem na teoria. “Palestras assim servem  para mostrar que campo existe e vocês só precisam de algumas parcerias para abrir o próprio negócio ou colocar suas ideias em prática”, reforçou a Reitora para os alunos do curso de Turismo. A coordenadora do curso, Luciana Tremea, salientou que o Conversando sobre Turismo é um evento pensado por e para os acadêmicos, “aqui vocês têm grande aprendizado, fazem novas descobertas e trocam contatos”, explicou. 

O empreendimento começou há mais de 20 anos com o sonho dos pais de Goelzer de comprar um pedaço de terra quando nascesse o primeiro filho. Depois disso, a mãe que era professora passou a levar seus alunos para conhecerem a vida na fazenda e foi ali que viram uma oportunidade de aliar o que gostavam de fazer com a parte pedagógica para as crianças e adolescentes das escolas. Hoje com diversos programas para atender escolas, empresas e grupos diversos a Quinta da Estância recebe 90 mil visitantes por ano vindos de todo RS, SC, PR, SP, DF, Uruguai e Argentina. 

Para atender a todos os visitantes a Quinta da Estância conta com a qualificação técnica de mais de 100 monitores formados e especializados nas atividades de vivência da Estância. O foco é o cliente e a sustentabilidade, nesse último quesito já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais pelo seu trabalho. As vivências têm um sistema de atividades em que a criança estuda na prática o que está aprendendo dentro da sala de aula. Tudo sempre é pensado para o público que vai participar da vivência porque eles acreditam que é preciso aprofundar o assunto de interesse daquele público. 

Sustentabilidade

Segundo Goelzer não tem como falar que a empresa é sustentável se ela não contempla as áreas social, ambiental e econômica. E além de contemplar é preciso ter um planejamento para evitar problemas futuros já que a ideia da fazenda é “educar ambientalmente as pessoas”, explica Goelzer. Para chegar ao nível que está hoje ele reforça que foi preciso acreditar, se dedicar e principalmente fazer com o coração, porque desde o início sempre houve um sentimento muito forte de pertencimento dos irmãos ao local, tanto que eles assumiram a ideia junto com os pais. 
 

Ao falar sobre sustentabilidade o diretor de relacionamento deixa claro que qualquer empresa pode ser sustentável, basta querer e colocar em prática. “O lucro também é importante porque sem ele não teríamos chegado aonde estamos hoje, mas tudo precisa ter um equilíbrio, não adianta eu só buscar o lucro e deixar a parte ambiental que é a parte principal da Quinta de lado para chegar a ele”, explica Goelzer. Nesse sentido ele deixa a pergunta que todo empreendedor/administrador deve se fazer sempre “se a empresa fechar hoje, o que o mundo vai perder?”. 

Para finalizar a palestra Rafael respondeu a questões de alunos, egressos e de pessoas da comunidade que pensam em empreender na área do turismo rural aqui na região. Ele deu dicas do que fazer e do que não fazer antes e durante e abertura do negócio e no que é preciso prestar atenção sempre depois que tudo está em funcionamento. E reforçou a fala da Reitora, “as parcerias são muito importantes porque tu consegue algo de graça fornecendo depois um serviço teu que as pessoas vão conhecer e divulgar também de graça, vale muito a pena”, salientou Rafael. 

Como reconhecimento por seu trabalho sustentável a Quinta da Estância recebeu diversos prêmios, dentre eles o Prêmio ECO 2015 da Câmara Americana do Comércio (Amcham) Brasil, um dos principais nacionais da área. Em março de 2011 foi o primeiro empreendimento turístico brasileiro a ser reconhecido como signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e em abril integrou o Caring for Climate, grupo de 350 empresas no mundo com foco em ações no combate às mudanças climáticas. Tem o Projeto Carbon Free, em que todos os gases causadores do efeito estufa são neutralizados pelo plantio de árvores nativas na própria Fazenda. 

Você pode conhecer mais sobre a Quinta da Estância acessando o site Quinta da Estância ou o Facebook