Início Economia Encontro de cães em prol dos cães

Encontro de cães em prol dos cães

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Peludos, de porte pequeno e de várias cores, oShih-tzu, pode-se dizer, foi eleito pelos santa-cruzenses como uma das raças preferidas de cães. Tanto assim que um encontro exclusivo para esses pequenos moradores de Santa Cruz do Sul foi realizado no último domingo, 19 de junho, na Praça Getulio Vargas.  Originária do Tibete, a raça que significa cão-leão é uma mistura entre as raças LhasaApso (tibetana) e Pequinês (chinesa), e dezenas deles estiveram se exibindo no centro.

Encontro de cães da raça Shih-tzu arrecadou rações e cobertores para o Abrigo de Animais São Francisco

Tudo isso por uma boa causa: a doação de ração e cobertores para o Abrigo São Francisco de Assis (ASFA) de Santa Cruz do Sul, que possui mais de 250 cães resgatados das ruas. E o resultado foi bom só no evento de ontem foram arrecadados cerca de 64 quilos de ração, além de cerca de 15 cobertas. 

De acordo com um dos organizadores do evento desse domingo, Jacob Allgayer, esse volume, somado a um volume que já havia sido arrecadado através de doações em maio, somou quase 300 quilos de alimento. “Nós tínhamos um evento agendado no dia 22 de maio, que acabou sendo cancelado de última hora. Porém as pessoas que iriam fazer doações fizeram igual e por isso nós já tínhamos cerca de 100 quilos de ração e uma quantia em valores que possibilitou a compra de 100 quilos de massa e 20 quilos de arroz para os animais do abrigo”, conta o voluntário. 

Apesar disso, Jacob lembram que todas as doações são sempre bem-vindas, especialmente as de ração quando se tem mais de 250 cães para alimentar. A ASFA recebe doações através da conta bancária Ag.: 0605 (Itaú) e CC: 15.741-1, ou ainda através da agropecuária Kist e Heemann onde o doador pode deixar pago um pacote de ração ou algum outro produto que possa ser útil para o abrigo. 

Aniversário do Brique

Esse encontro de peludinhos aconteceu durante a edição do mês de junho do Brique da Praça que também foi especial por ser a comemoração de 7 anos de realização do evento. Por isso, nem só de Shih-tzus foi feito o domingo. Quem foi até a praça também pode ver a tradicional feira de artesanatos e de antiguidades, feira de animais da ONG Amigo-Herói e apresentações artísticas. 

Entre essas apresentações, um dos destaques foi o Coral da Maturidade Ativa do SESC. Os cerca de 30 integrantes, todos com idade acima dos 60 anos, cantaram músicas como Tocando em frente de Almir Sater e Trem das sete de Raul Seixas. Além deles, também animou o público Kássio Mello que tocou e cantou músicas sertanejas, Ismael Gomes com músicas nacionais e a Banda Vintage que embalou o fim de tarde com muito Rock n’roll.