LUANA CIECELSKI
[email protected]
Fevereiro é mês de retorno às aulas e aos poucos o Município, o Estado e as escolas particulares começam a divulgar seus calendários letivos. Além da organização para compra do material escolar, o calendário também é útil para planejamento de férias dos estudantes e de suas famílias. Em 2017 a maior parte das escolas iniciará suas aulas no dia 20 de fevereiro. A exceção são as escolas da rede estadual que iniciam entre os dias 22 de fevereiro e 6 de março, variando de acordo com o município, e o Colégio Marista São Luís, que já iniciará no dia 15 de fevereiro.
Nas escolas do município, o calendário escolar definitivo será divulgado apenas a partir da próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, porém, o prefeito Telmo Kirst na ocasião em que anunciou a secretária de Educação – no dia 19 de janeiro – anunciou também que as aulas da rede municipal terão início do dia 20 de fevereiro.
Já as escolas estaduais começarão as aulas um pouquinho mais tarde e haverá uma variação na data de início das aulas, dependendo do calendário de cada município. De acordo com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em 14 das 17 cidades de abrangência da CRE, incluído Santa Cruz do Sul, as aulas iniciam no dia 22 de fevereiro. Em Mato Leitão e em Gramado Xavier, a data de início é 1º de março. E em Sobradinho, o início está marcado para o dia 6 de março. Dessa forma, como há diferentes datas de início, também existe a possibilidade de que haja diferentes datas de recesso escolar, porém a previsão é de que ele aconteça na segunda semana de julho.
Já o fim das aulas na rede estadual, de acordo com a previsão da 6ª CRE, deverá acontecer no dia 23 de dezembro. Como algumas escolas possuem datas de início diferentes, as escolas que iniciarem mais tarde talvez tenham que utilizar alguns sábados do ano para completar o calendário escolar. Essa data também não leva em consideração a realização de greves e paralisações, que se acontecerem, causarão um reajuste no calendário para que todas as escolas completem os 200 dias letivos obrigatórios. O departamento pedagógico da coordenadoria afirma, no entanto, que cada município e escola possui autonomia para fazer essas adaptações conforme forem necessárias.
Já nas escolas particulares, as aulas terão início, assim como nas escolas do município, um pouco mais cedo. O primeiro a iniciar as aulas é o Colégio Marista São Luís, no dia 15 de fevereiro. Antes disso, porém, nos dias 13 e 14 já haverá uma programação de recepção de novos alunos que tem por objetivo integrar esses estudantes ao ambiente e rotina escolar. Já o recesso escolar do São Luís será entre os dias 17 e 31 de julho. O fim das aulas deve acontecer na primeira quinzena de dezembro.
No Colégio Mauá as aulas iniciam no dia 20 de fevereiro e o recesso escolar, assim como no São Luís, será do dia 17 ao dia 30 de julho, com fim das aulas previsto para o dia 15 de dezembro. No Educar-se o calendário é praticamente o mesmo: recesso acontece entre os dias 17 e 31 de julho e o fim de aulas também deverá ser dia 15 de dezembro. Já na escola Dom Alberto, apesar de a data de início já ter sido definida – 20 de fevereiro -, as datas do recesso e a previsão de término ainda estão sendo estudadas e as informações deverão ser divulgadas nos próximos dias. Porém, a expectativa é de que o calendário básico não seja muito diferente das demais escolas particulares.
Ensino superior
Na Faculdade Dom Alberto, assim como na Escola Dom Alberto, as aulas iniciam no dia 20 de fevereiro, porém o restante do calendário escolar ainda não está sendo divulgado por estar sendo estudado.
Já na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o início das aulas ainda não foi divulgado. Como a universidade está em período de férias coletivas, a assessoria de imprensa apenas comunicou que mais detalhes sobre o calendário de 2017 serão divulgados a partir do dia 13 de fevereiro. A expectativa, porém, é de que as aulas devam começar também por volta do dia 20 de fevereiro.
Por fim, na Uninter, as aulas já iniciam na próxima semana. Os dias 7, 8 e 9 de fevereiro serão reservados para as aulas inaugurais dos alunos calouros e a partir do dia 13, serão retomadas as aulas normais de conteúdos para todos os cursos. Serão em torno de 1.000 alunos de graduação retomando suas atividades.














