A partir do dia 1º de julho, servidores municipais da Prefeitura de Santa Cruz do Sul terão mais facilidade na hora de solicitar um empréstimo consignado. Nesta quarta-feira, dia 7, um contrato foi assinado com a empresa Zetrasoft para automatização de todo o processo, eliminando cem por cento o uso do papel nas operações e reduzindo o tempo para obtenção do crédito.
O novo sistema tem por objetivo possibilitar o controle efetivo da realização dos descontos na folha de pagamento. Até então, para requerer o empréstimo, o servidor precisava solicitar junto ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração e Transparência (SEAT), a chamada carta de margem, documento que mostra o limite de renda a ser comprometido com as parcelas, para só então ir ao banco.
Com a modernização, o servidor não precisará mais aguardar dois ou três dias pela liberação da carta porque ela não será mais necessária. O servidor poderá ele mesmo, por meio de uma senha para login, acessar o sistema virtual e buscar a informação do quanto pode comprometer da sua renda. Ele também poderá fazer a simulação do empréstimo e comparar as taxas de juros mais atraentes entre todas as instituições conveniadas com a Prefeitura. Todo esse procedimento poderá ser feito também diretamente no banco, na hora de fechar o contrato, no mesmo ambiente virtual.
Até o dia 23 de junho será mantida a forma tradicional de contratação do crédito e, no período de 26 a 30, as operações estarão suspensas para implantação do novo sistema e ajustes finais.














