
A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Ativales) terá o aporte de recursos do Governo do Estado via programa de APLs. O objetivo será fomentar a articulação da Governança a fim de atrair e fortalecer as empresas da entidade.
Foi liberado o montante de R$ 180.712,83, que serão aplicados via Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que será a gestora do plano de trabalho. O montante será usado para uma série de ações a fim de fortalecer o grupo de empresas.
“A Ativales, com o incremento de recursos do Governo do Estado, via programa de APLs vai se fortalecer substancialmente como rede de negócios, a exemplo de outro APL que já temos na região, que é o de Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar”, citou o professor Angelo Hoff, pró-reitor de Pesquisa e Extensão da Unisc.
O plano de trabalho foi apresentado durante a última assembleia da Ativales, realizada no Espaço Assemp, no Parque da Oktoberfest. Na ocasião, também aconteceu a eleição da nova diretoria quando Eduardo Bitencourt foi eleito em sucessão a Eduardo Kroth.
Entre os desafios que o novo presidente Eduardo Bitencourt relata está o fortalecimento da Ativales como entidade e referência no mercado de TI (tecnologia da informação). “Estamos programando uma série de ações para atingirmos este objetivo, como a realização de eventos, encontros e projetos afins, nas áreas de tecnologia e inovação, que buscam a qualificação das empresas, dos profissionais e do público em geral, através de iniciativas que beneficiem nossos associados e incentivem a aproximação da associação e a sociedade dos Vales do Taquari e Rio Pardo”, destacou.
A diretoria, que teve uma alteração estatutária aprovada, descentralizou as responsabilidades a fim de fortalecer a gestão, com a criação de vice-presidências. Assim, ela será composta ainda pelo vice-presidente de finanças, Sandro Reck; vice-presidente institucional, Eduardo Kroth; vice-presidente de eventos, Alison Mann; vice-presidente corporativo, Alam Corrêa; vice-presidente de integração, Luciano Brandão e Conselho fiscal, Moises Pfaffenseller, Gilberto Dessbesell e José Carlos Louzado.
O ex-presidente, Eduardo Kroth observa que a Ativales foi criada há nove anos com o objetivo de difundir as empresas locais – dos Vales do Taquari e Rio Pardo -, pois o mercado contratava serviços de outras cidades por não ter conhecimento da expertise daqui. “Atualmente, as empresas e a Ativales são conhecidas através de ações que são desenvolvidas. Houve uma melhora na gestão das empresas, no tocante à área administrativa e de recursos humanos, além de uma integração com a Unisc, a fim de que pudéssemos reter nossos talentos e aumentar a clientela na região”, observa.
Eduardo Kroth destaca que o projeto Cidades Inteligentes deu maior visibilidade à entidade. “Fizemos uma série de reuniões com entidades a fim de expor o projeto. E isso rendeu uma grande visibilidade para a entidade e as nossas empresas”, citou.
A entidade
A Ativales foi criada há nove anos por empresas de tecnologia da informação dos Vales do Taquari e Rio Pardo, com o objetivo de aumentar a visibilidade das empresas da região. Atualmente a entidade conta com 20 empresas associadas, a maioria de Santa Cruz do Sul, mas a meta é triplicar o número de associados, alcançando mais oito cidades dos Vales. A Ativales conseguiu a liberação de um recurso de pouco mais de R$ 180 mil dentro do programa de Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Governo do Estado, que em parte serão aplicados em ações diversas, visando a captação de novos associados.















