Início Economia Entrega do Centro Regional de Especialidades Médicas é nesta sexta-feira

Entrega do Centro Regional de Especialidades Médicas é nesta sexta-feira

Sara Rohde
[email protected] 

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) realizarão a entrega oficial e inauguração do Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM), na manhã desta sexta-feira, 6, a partir das 10 horas. O prédio está localizado ao lado da Praça Siegfried Heuser, Rua Ernesto Alves, 875, e contará com uma área construída de 914m² com dois pavimentos. 
O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, ao assumir a presidência do Cisvale em 2015, deu sequência ao planejamento de construção do Centro Regional de Especialidades Médicas, doando o terreno de 1000m². Na época Telmo apontou a obra com um dos principais desafios do Consórcio, “a obra ampliará os atendimentos médicos e diminuirá as filas de espera por consultas nos municípios da região”. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e um valor de R$ 2 milhões foi liberado para a construção.
O Centro Regional de Especialidades Médicas é composto por três salas de espera, sete consultórios, duas salas de procedimentos, central de esterilização de materiais, mini auditório e área administrativa do Cisvale e Amvarp com capacidade de atender 500 pacientes por dia, beneficiando 355 mil habitantes integrantes do Consórcio. No local serão realizados os agendamentos de consultas das diversas especialidades médicas, pequenos procedimentos ambulatoriais, atendimentos de fisioterapia e reabilitação e diagnósticos por imagem. O CREM ainda contará com equipamentos como ultrassom, eletroencefalograma, eletrocardiograma, desfibrilador automático, vídeo laringoscópio, fotóforo, otoscópio, oxímetro de pulso, eletrocautério, instrumentos cirúrgicos, autoclave, bicicleta ergométrica, eletroestimulador galvânica, esteira ergométrica entre outros.

Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo

O Cisvale foi fundado em 20 de outubro de 2005 e é constituído pelos municípios de Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. O objetivo é representar os municípios integrantes e formular diretrizes com viabilização de projetos e programas de desenvolvimento rural, urbano e socioeconômico integrados nas áreas da saúde, educação, trabalho e ação social, habitação, agricultura, indústria, comércio, turismo, abastecimento, transporte, comunicação, segurança pública com cidadania, meio ambiente, infraestrutura, saneamento, sistema viário, mobilidade urbana, emprego, assistência social, e outros de maior complexidade que aumentem a resolutividade das ações e serviços nos municípios consorciados.
O atual Conselho de Administração do Cisvale é composto pelo presidente, Giovane Wickert, prefeito de Venâncio Aires; vice-presidente, Paulo Butzge, prefeito de Candelária; secretário, Rafael Barros, prefeito de Rio Pardo; e tesoureiro, Carlos Gustavo Schuch, prefeito de Vale Verde.

Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo

A Amvarp foi fundada em 1961, sendo a primeira entidade do Rio Grande do Sul a ter o objetivo de congregar os interesses dos municípios da região do Vale o Rio Pardo. A diretoria da associação é composta pelo presidente, Maiquel Silva, prefeito de Vale do Sol; 1º vice-presidente, Paulo Butzge, prefeito de Candelária; Sandra Marisa Backes, prefeita de Sinimbu como 2ª vice-presidente; Carlos Gustavo Schuch, prefeito de Vale Verde como 1º secretário; Rafael Barros, prefeito de Rio Pardo 2º secretário; Paulo Joel, prefeito de  Boqueirão do Leão como tesoureiro. Já o Conselho Fiscal é formado pelos titulares Cássio Nunes Soares, de Pantano Grande; Carlos Alberto Bohn, de Mato Leitão e Hélio Olimpo de Queirós, de Passo do Sobrado. Os suplentes são Geovane Wickert, de Venâncio Aires, Claucir José Mafi, de Gramado Xavier e Artigas Teixeira da Silveira, de Encruzilhada do Sul.