Sara Rohde
[email protected]
Já imaginou morar em um local com a arquitetura e o paisagismo remetentes à Europa? Poderia ser na Alemanha, mas é Santa Cruz do Sul, no coração da cidade, área central, a apenas duas quadras da rua principal. München Open Mall & Residence é o novo empreendimento da Cigha, construtora que trouxe ao município, modernidade, excelência em acabamento, um local que oferece qualidade de vida. Além dos apartamentos aos moradores, o empreendimento contará com um shopping aberto ao público. Conforme o diretor comercial da Cigha, Fagner Schwengber, o Open Mall será o local onde as pessoas poderão passear, tomar um chimarrão, visitar as lojas e conhecer os produtos, jantar, almoçar, sem se preocupar com a segurança do veículo, pois a estrutura oferecerá estacionamento ao público. “O empreendimento oferecerá todos os serviços e este é o diferencial, tudo concentrado no mesmo local”. Schwengber enfatizou também que o empreendimento está totalmente enquadrado nas novas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ou seja, com segurança garantida, qualidade e requisitos gerais, como isolamento térmico e acústico em todos os apartamentos. O prédio oferece requinte, sofisticação e conforto, modernidade em todos os espaços, tanto nas residências como nas lojas e departamentos comerciais. Uma arquitetura diferenciada, onde além de poder residir, o proprietário ou locatário pode empreender, abrir sua própria empresa.
A ideia de construir o prédio no estilo europeu veio do exemplo de Santa Cruz do Sul, uma cidade de colonização alemã. São estruturas que não perderam suas origens e deixaram uma lembrança cultural e significante, uma herança muito histórica. E foi neste contexto que foi criada a planta baixa do empreendimento. A ideia foi construir um empreendimento harmônico para o município, que se adaptasse e contemplasse o que já tem na cidade.
Poucas cidades no Brasil receberam tamanho investimento em construção civil como o München. O empreendimento com mais de 60mil m², conta com 52 lojas, 213 apartamentos, 28 coberturas, 96 salas comerciais e mais 766 garagens, sendo 288 vagas rotativas, promete movimentar a economia do município e aumentar o número de pessoas com vontade de morar em uma cidade calma e tranquila. Os apartamentos foram desenvolvidos com acabamentos classe A. Há dois elevadores por torre e os acessos às garagens são separados do comercial e do residencial, já que o residencial fica na parte superior. Há segurança monitorada 24 horas por dia.
A construção é totalmente sustentável e foi realizada com reutilização de água e com energia solar, e nos próprios apartamentos e lojas, haverá reutilização de água nos sanitários, bem como espera para instalação de placas solares.
A parte comercial contará com empresas que oferecerão todos os tipos de serviços, tanto na área da gastronomia, como saúde, bem-estar e beleza. “O diferencial é este, eu tenho um empreendimento bem planejado, bonito, com uma construção civil de alto padrão, com variados tipos de serviço, estacionamento, no Centro de Santa Cruz”, destacou Schwengber. E uma curiosidade é a data da entrega do empreendimento: ano que vem. “Vamos inaugurar este empreendimento no ano que vem, estamos na reta final”, contou Schwengber.
O estilo do paisagismo está de acordo com a Europa e as árvores, plantas e flores do empreendimento, são diferenciadas e especiais. Tudo planejado e pensado cuidadosamente, tanto em questão de sombra, como em harmonia do local. “Nos preocupamos muito, não só com a beleza do local, mas principalmente com a sombra das lojas e a sombra dos pedestres que vão caminhar pelo calçadão semelhante ao calçadão do centro”, completou o diretor comercial.
O canteiro será com flores da estação. Conforme muda a estação, mudam as flores. O objetivo é transformar a atmosfera do entorno do empreendimento em um ambiente parecido com um dos lugares mais visitado no mundo.
Entre as árvores escolhidas para o München Open Mall & Residence está a Liquidâmbar, típica de regiões montanhosas, adaptada ao clima tropical, mediterrâneo, subtropical e temperado. A espécie pode atingir até 30 metros de altura e necessita de sol. É uma árvore muito ornamental, principalmente durante o outono, quando suas folhas iniciam sua fase senescente e trocam de cor.
Uma característica distintiva desta árvore é o aspecto peculiar de seus ramos e galhos e a ampla sombra que a espécie oferece.
Suas folhas têm a borda serrilhada. Durante a primavera e verão elas têm a cor verde-escura, mas no outono atingem diferentes tonalidades de verde claro, amarelo, laranja e vermelho, muitas vezes de forma simultânea.
A Oliveira também fará parte da natureza oferecida ao público. A árvore pode viver centenas ou até milhares de anos. Ela é cultivada pelo homem há muito tempo e o seu fruto tem múltiplas utilizações. A azeitona pode ser comida e é possível extrair dela o óleo que tanto é utilizado à mesa como alimento, e também para fins medicinais e estéticos.
A Oliveira tem um significado simbólico muito forte, tanto que a pomba da paz carrega um ramo no bico, e as coroas dos vencedores olímpicos da antiguidade eram também feitas com os seus ramos.
Apartamentos decorados!














