Início Economia Páscoa não apresenta crescimento em vendas

Páscoa não apresenta crescimento em vendas

A data não favoreceu os supermercados de Santa Cruz do Sul e região

Sara Rohde
[email protected]

Os supermercados gaúchos não apresentaram crescimento na comercialização de chocolates nessa Páscoa, aponta o balanço feito nesse domingo, 21, pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Conforme o presidente Antônio Cesa Longo houve uma estagnação na comercialização de chocolates e demais alimentos normalmente adquiridos para a data. 
Segundo Longo os supermercados adquiriram 5% a mais de chocolates para as vendas nesse ano e sobraram exatamente 5%, ou seja, resultado com nada de crescimento. “Alguns supermercados ainda vão comercializar estes itens nos próximos dias, dependendo de negociações com os fornecedores”, disse.
Dos produtos mais procurados para a data apenas alguns tiveram incremento nas vendas, como as caixas de bombons (+ 4%), carnes (+ 4%), as bebidas (+3,5%), e os peixes para a Sexta-feira Santa (+ 5%). Para Longo, as pessoas optaram por comprar produtos mais simples nesse ano, como os ovos menores, com até 150 gramas, que foram os líderes de venda, “a simbologia do presente foi mais importante que seu tamanho ou preço”, disse.
A aposta para os supermercados é alavancar as vendas no Dia das Mães, no segundo domingo de maio. A data favorece a compra de pequenos presentes, flores, bombons, carnes e vinhos, afirmou Longo, que estima um crescimento de 2% para a data. 

Santa Cruz do Sul 
Em Santa Cruz do Sul os supermercados também não obtiveram crescimento em vendas de doces e chocolates nesse ano. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios dos Vales do Rio Pardo e Taquari, Celso Müller, “a data não favoreceu os supermercados de Santa Cruz do Sul e região e as vendas não cresceram”, apontou. 
O mesmo aconteceu para os produtores de peixes do município. Conforme o tesoureiro da Associação Santa-cruzense de Produtores de Peixes (ASPP), Edson Daniel Schuck, a expectativa era vender até 17 toneladas de peixes durante a Feira do Peixe da Semana Santa de Santa Cruz do Sul. “Conseguimos comercializar apenas 15 toneladas de peixes, bem menos do que o esperado. Infelizmente precisamos levar os peixes embora”, contou Schuck.
Na próxima quarta-feira, 24, será divulgado o balanço das vendas de Páscoa no comércio do município, informou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul, Marcio Martins.