Início Economia De olho no futuro do comércio

De olho no futuro do comércio

Nesta terça-feira, 16 de julho, todo o Brasil comemora o Dia do Comerciante. Com a economia brasileira passando por momentos conturbados à espera das reformas no país, todos os setores econômicos buscam alternativas para se manterem no mercado. No comércio não é diferente. Os comerciantes precisam buscar as melhores opções de negócios e alternativas para concorrentes como a internet. “Os novos hábitos dos consumidores devem ser entendidos pelos comerciantes para que possam manter a saúde das suas lojas”, comenta o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode.
Para muitos municípios, o comércio é uma das áreas empresariais que mais gera renda e emprego e, em casos como o de Santa Cruz do Sul, cidade polo do Vale do Rio Pardo, o setor atrai milhares de consumidores todos os anos. “Os lojistas precisam estar atentos ao mercado e buscar informações para atrair os consumidores”, salienta Spode. No dia 18 de junho, o Encontro com o Sindilojas sediou uma palestra com o tema Cadastro Positivo. “A partir da implantação deste cadastro, teremos um aumento significativo na aprovação e efetivação do crédito, limites e parcelas mais adequadas, gerando mais vendas para o comércio”, explica.
De acordo com o presidente, participar destes eventos e ter acesso a essas informações com antecedência é importante para a tomada de decisões. “Quem esteve no Encontro, já tirou dúvidas sobre o assunto para poder utilizar essa ferramenta”. Spode ressalta ainda que o período é de busca de fatores que façam a diferença e de se amparar naqueles que sempre defenderam os interesses dos comerciantes. “Atualmente, os sindicatos patronais não são apenas os representantes legais no fechamento dos dissídios entre a classe empregadora e a trabalhadora. O Sindilojas, por exemplo, possui produtos e serviços que facilitam o dia a dia dos empresários”.

PARTICIPAÇÃO

Além disso, Spode explica que serviços como a assessoria jurídica pode orientar as empresas para que estejam preparadas para futuras eventualidades. Na questão do fechamento de dissídios, os sindicatos são imprescindíveis para que os envolvidos tenham seus direitos assegurados, sejam eles patrões ou empregados. “O poder de representação dos sindicatos está garantido na Constituição Federal. Portanto, a sua importância é indiscutível. Aqui na região, o Sindilojas não só trabalha nas negociações dos dissídios, como se faz presente em várias frentes, participando de diversas decisões, sempre buscando representar os interesses do comércio e dos comerciantes, além do bem comum das comunidades onde atua”.
Porém, no entendimento de Spode, os sindicatos patronais só sobrevivem quando os empresários participam e defendem suas ideias. “É possível alterar a realidade, mas é preciso participar e apoiar aqueles que defendem os nossos interesses”. O Sindilojas representa empresas do comércio varejista de oito municípios: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Vale do Sol, Sinimbu, Gramado Xavier, Herveiras e Mato Leitão. Além das negociações coletivas, atualmente o sindicato oferece aos associados o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), Medicina do Trabalho (Clínica São Vicente), Plano de Saúde (Unimed), Gabinete Odontológico (Uniodonto), Assessoria Jurídica Trabalhista e Civil Gratuita, auditório, salão de festas, entre outros benefícios e convênios.